22 de novembro | 2017

Esportista de Olímpia chega em 20º em maratona no Saara

Compartilhe:

O esportista Antonio Augusto Almeida, morador de Olímpia, concluiu no domingo, dia 19, a 14ª maratona da sua carreira, realizada no deserto do Saara, nas dunas de Erg Chebbi, no Marrocos. O maratonista conseguiu chegar na 20ª posição da classificação geral e foi o único brasileiro a participar da competição. Ele também acumula experiência de duas provas no deserto do Atacama, no Chile.

Augusto pôde sentir na pele as dificuldades de uma das maratonas mais difíceis do mundo, planejada para exigir o máximo do competidor. Uma verdadeira prova de fogo. “A competição é casca dura mesmo, exige demais do corpo e, por isso, os treinamentos são fundamentais. Estou satisfeito pelo resultado e por mais essa superação”, revela o competidor, que destaca ainda as belezas da paisagem do deserto. “São imagens únicas de um cenário hostil e, ao mesmo tempo, de uma natureza tão vacinadora”, diz. O Saara é um dos maiores desertos do mundo e o mais quente. Registra temperaturas de 50ºC e tempestades de areia com ventos que podem chegar a 100km/h.

Preparação

Como parte da estratégia para uma melhor performance na prova, além de treinos diários na academia e pelas ruas de Olímpia, onde mora atualmente, Augusto disputou ao menos uma prova longa por mês e duas maratonas ao longo deste ano. Em abril, por exemplo, correu 24 km na 23ª edição da Maratona Internacional de São Paulo, uma das mais importantes provas do Brasil. E, no dia anterior, participou do Circuito Night Run de São Paulo.

Superação

Augusto é Idealizador do projeto Eu Sou da Corrida, que incentiva a prática de atividade física como ferramenta de transformação, motivação e superação. Ele compartilha com estudantes sua experiência de vida, suas emoções, desafios e vitórias. Isso porque a vida de Augusto é um exemplo de superação. Há 10 anos, ele estava sedentário e com excesso de peso e já apresentava alguns problemas de saúde. Mas um dia, após passar mal e ir parar no hospital, decidiu virar o jogo. Com garra, passou a fazer atividade física regularmente.

 À medida que perdia peso, começou a correr. Cada vez mais determinado e focado, vieram as primeiras provas, sempre se superando e conciliando o atletismo ao trabalho na área de eventos, turismo e entretenimento. Hoje, com 47 anos, é um atleta com mais de 230 provas no currículo, incluindo 12 maratonas e uma ultramaratona, e também palestrante do projeto Eu Sou da Corrida, que incentiva a prática da atividade física. “A corrida pode mudar vidas. Pode transformar vidas! Aconteceu comigo e é o meu exemplo de vida que levo para as palestras. Os benefícios não são apenas para a saúde física. Eles refletem positivamente na vida pessoal, social e também profissional”, afirma. “Para ser maratonista é preciso garra, dedicação, disciplina, força de vontade e planejamento estratégico. São habilidades necessárias para vencer os desafios da vida”, completa.

Em Olímpia, onde é gerente de marketing de um complexo turístico, Augusto encontra tempo para treinar todos os dias.

Mais sobre a história de vida do maratonista e palestrante em eusoudacorrida.com.br e facebook.com/eusoudacorrida.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas