01 de abril | 2023

Esmalte de unha à base de isopor de alunos da Etec ganha Menção Honrosa

Compartilhe:

INOVAÇÃO!
A cerimônia de premiação ocorreu na manhã do dia 27 no Centro Paula Souza, na capital paulista.

 

LEONARDO CONCON – A ETEC Prof. José Carlos Seno Jr., de Olímpia, foi premiada com menção honrosa na 14ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) pelo projeto de produção de esmalte de unha à base de poliestireno expandido (isopor) ou EPS.

A equipe responsável pela inovação é composta pelos professores João Chiampezan e Lucas Fernandes Domingues e pelos alunos Maria Luiza Firmino Carlos, Rodrigo Salgado Cézar e Ana Júlia Souza da Silva.

A cerimônia de premiação, que incluiu os três melhores projetos e menções honrosas, ocorreu na manhã do dia 27 no Centro Paula Souza, na capital paulista. De Olímpia, alunos e professores do projeto estiveram presentes.

No total, a Feteps contou com 50 projetos desenvolvidos por estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. Os dez trabalhos finalistas foram avaliados por uma banca composta por integrantes da comissão organizadora da feira e especialistas convidados.

Com foco na sustentabilidade, a competição adotou a abordagem dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). “A principal conquista desta iniciativa é que os trabalhos desenvolvidos nas unidades sejam resultados de pesquisa para solução de problemas reais, inspirados nos ODSs”, explica Lucília Guerra, diretora do Centro de Capacitação Técnica e Pedagógica da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do Centro Paula Souza (CPS).

A exposição virtual dos projetos está disponível para o público por meio do site da Feteps.

SOBRE O ESMALTE

A vaidade voltada para as unhas, no cenário atual, tem se desenvolvido cada vez mais, e é notório o surgimento de diversos embelezantes para esse zelo individual. Entretanto, sabe-se que esses cosméticos, em geral, não abrangem um caráter inofensivo, e muitas pessoas que usufruem desse comercial não têm o devido conhecimento dos efeitos do mesmo.

É com base nesses fatos que deu-se início à criação desse trabalho, tendo em vista todas as adversidades e buscando eliminá-las. Esse material apresenta parte dos estudos e pesquisas realizados pelo grupo em busca da formulação ideal para a produção do esmalte de unha à base do poliestireno expandido (isopor) ou EPS – na sigla internacional – diluído no acetato de etila, que tem como objetivo diminuir o impacto ambiental ocasionado pelo grande volume de poliestireno descartado e reduzir os danos à saúde humana que os esmaltes tradicionais podem causar, como alergia, intoxicação, irritação, além dos compostos cancerígenos.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas