11 de abril | 2010

Escola de Ribeiro é 22.ª no IDESP estadual

Compartilhe:


A Escola Estadual Comendador Francisco Bernardes Ferreira, localizada no distrito de Ribeiro dos Santos, está classificada na 22.ª colocação, no ranking estadual do IDSEP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), referente ao ano letivo de 2009, divulgado no início do mês de abril, relativo ao ensino fundamental, no ciclo de 4.ª à 8.ª séries.

Pelo menos é isso que se pode depreender da informação divulgada no domingo, dia 4, pela jornal Folha de São Paulo. Com a nota 4,92, a escola superou o resultado do ano anterior, quando ficou com a nota 2,99.

Além disso, a nota supera e muito a própria média geral do Estado de São Paulo, que foi 2,84, a da Diretoria de Ensino de Barretos, que ficou em 2,95 e do próprio município de Olímpia, que ficou em 2,84.

Outra escola que modificou totalmente o panorama em relação a 2008 foi a Capitão Narciso Bertolino. A nota 4,13 obtida em 2009, da mesma forma supera a anterior, que foi 1,47. Já a dona Anita Costa ficou com 3,91 – a terceira melhor nota da cidade – superando o resultado anterior de 3,86.

A Escola Professora Alzira Tonelli Zaccarelli também melhorou bastante o rendimento de seus alunos. Com a quarta melhor nota – 3,90 – superou o resultado de 2008, quando a nota foi 2,97. A Escola Maria Ubaldina de Barros Furquim, que aparece a seguir com a nota 3,49, em 2008 tinha obtido apenas 2,34.

A nota da Escola Dalva Vieira Ittavo também melhorou. Na última avaliação (2009) tirou a nota 3,26 contra 3,08 em 2008. A Wilquem Manoel Neves ficou com a nota 3,19 contra 2,44 em 2008.
Já a Escola Eloi Lopes Ferraz, embora na oitava colocação entre as noves escolas estaduais do município, também melhorou o rendimento com a nota 2,52. Na edição de 2008, essa unidade tinha a nota 1,55.

A rigor apenas uma escola de ensino fundamental do município perdeu terreno. Os alunos da Escola Dr. Antônio Augusto Reis Neves conseguiram apenas a nota 2,12, bastante abaixo da 2,38 da edição do IDESP de 2008.

IDESP
O IDESP é um indicador de qualidade das séries iniciais (1ª a 4ª séries) e finais (5ª a 8ª séries) do ensino fundamental e do ensino médio. Na avaliação de qualidade das escolas são considerados dois critérios complementares: o desempenho dos alunos nos exames do SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e o fluxo escolar.

O IDESP tem o papel de dialogar com a escola, fornecendo um diagnóstico de sua qualidade, apontando os pontos em que precisa melhorar e sinalizando sua evolução ano a ano. As metas por escola se constituem num instrumento de melhoria da qualidade do ensino nas séries iniciais (1ª a 4ª séries) e finais (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

As metas por escola, estabelecidas a partir de critérios objetivos e transparentes, servem como um guia para que os professores, gestores escolares, pais de alunos e a comunidade acompanhem a evolução das escolas no aprimoramento da qualidade de ensino.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas