18 de maio | 2014

Em Olímpia 95% das agressões sexuais são contra crianças

Compartilhe:

Uma quebra de comportamento preocupante é o que se vê quando se compara números da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e os que constam como estupros no site da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Em Olímpia, aproximadamente 95% das agressões sexuais são praticadas contra crianças.

A essa conclusão se pode chegar analisando os números re­gistrados a partir de 2011, que no caso da secretaria municipal até abril de 2014, e no caso da secretaria estadual até março.

Nesse período o estado registra o total de 43 ocorrências de estupros enquanto que, segundo o que foi divulgado à imprensa local, a assistência social local marca 41 notificações de abusos ou exploração sexual de menor ou adolescente.

O ano no qual foram regis­trados mais casos foi 2012, com 17 notificações, seguido de 2011 aparecem em segundo lugar com 12. Em 2013 foram 10 casos. Já neste ano (2014), até abril foram notificados dois casos, sendo um em janeiro e outro em fevereiro.

Por isso, a secretaria municipal iniciou na segunda-feira, dia 12, a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra menores. No domingo, dia 18, é o Dia Nacional de Combate a esse tipo de crime.

Até o dia 24 de maio o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) promove ações socioeducativas e de mobili­zação, com várias atividades.

Essas atividades são realizadas em escolas estaduais com teatro e palestras, mas se estende por toda a cidade com panfletagem, afixação de cartazes e outdoors.

A data de 18 de maio foi instituída em 2000 pelo Projeto de Lei 9.970/2000, devido ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos de idade que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta em 1983, em Vitória, Estado do Espírito Santo. Crime que, apesar de sua natureza hedionda, ainda permanece impune.

CAMPANHA

Crianças e adolescentes que se encontram com seus direitos violados recebem apoio e orientação psicossocial no CREAS que, através de ações conjuntas, desenvolve a campanha com ações socio­e­ducativas e de mobilização.

O objetivo é orientar e informar alunos e professores, além de pan­fletagem do material de divulgação, afixação de cartazes e out­do­ors em pontos estratégicos.

Nesta sexta-feira, dia 16, ho­uve a montagem de uma Central de Informação na Praça da Matriz de São João Batista onde a população podia obter informações e orientações de como denunciar casos de abuso e exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas