25 de fevereiro | 2018

Eleitor local não usará biometria para votar este ano

Compartilhe:

Embora já estejam sendo coletados os dados para o recadastramento, o eleitor olimpiense não vai precisar necessariamente da biometria para votar nas eleições gerais que serão realizados em outubro deste ano. A informação foi passada para a reportagem desta Folha na quinta-feira desta semana, dia 22, por Ailton Issagwa, chefe do Cartório Eleitoral de Olímpia. “A coleta dos dados biométricos do eleitor está sendo feita dentro do Estado de São Paulo inteiro e em algumas cidades ela é obrigatória. Não é o caso daqui de Olímpia e de algumas cidades que nós atendemos que são Olímpia, Guaraci, Altair, Severínia e por enquanto Cajobi e Embaúba”, explicou.

Por isso, ainda não há obrigatoriedade de recadastramento: “Aqui em Olímpia, nas cidades que atendemos, não é obrigatório e o cadas­tra­mento da coleta de dados biométricos não tem prazo para ser feita. Não se pode confundir o atendimento do cartório eleitoral em cidades que tem a obrigatoriedade, com o nosso atendimento aqui em Olímpia. Monte Azul Paulista, por exemplo, a revisão biométrica é obrigatória e termina agora no final de março o prazo”.

Em Olímpia, segundo ele, vai chegar o prazo limite, mas isso provavelmente será para as eleições municipais, previstas para 2020: “Provavelmente, mas isso não temos informação oficial. Eu falo 2020 só para os eleitores ficarem tranquilos e não provocar uma corrida aqui ao Cartório Eleitoral”.

Para a coleta de dados, o “atendimento é feito só aqui no Cartório. Nós atendemos com horário agendado. O eleitor deve agendar o horário pela internet, no site do Tribunal Eleitoral de São Paulo e comparecer aqui no Cartório no dia e no horário agendado munidos de documento de identidade e comprovante de residência no nome de quem vai fazer o título”.

Depois de agendado, também segundo o chefe do cartório, “é preenchido um formulário com as informações que o eleitor presta, ele tem as digitais coletadas, as digitais de todos os dedos das mãos, e também nós coletamos uma foto do eleitor, mas essa foto não é impressa no título, é apenas para consulta do mesário”.

O atendimento com essas coletas de informações, que são muitas, tem demora de aproximadamente 10 a 15 minutos: “Nós atendemos com agendamento. O eleitor que chega sem o agenda­mento, sugerimos que ele agende o horário”.

Mas, segundo ele, se a pessoa tiver algum problema com a digital que não aparece mais, não haverá problemas: “nós coletamos as digitais da melhor maneira possível, da maneira que está no momento, mas o eleitor não precisa se preocupar com isso, porque se a impressão digital não puder ser coletada com o tempo isso não vai prejudicá-lo porque a informação de biometria é só mais um elemento de conferência da identidade do eleitor. O eleitor continua a apresentar o documento de identificação, o mesário terá a foto dele para confirmar a identidade no dia da eleição”.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas