12 de outubro | 2014

Eleições em Olímpia mostram que mais de 40% da população estão descontentes

Compartilhe:

Os resultados apurados nas eleições gerais realizadas no domingo, dia 5, em Olímpia, mostram o descontentamento de 40,5% da população local com a classe política. Pelo menos é essa a conclusão que se pode chegar ao analisar a quantidade de abstenções, ou seja, eleitores que não compareceram às urnas e os que compareceram, mas preferiram deixar de escolher um candidato anulando os votos ou mesmo votando em branco.

Na média dos cinco cargos disputados, a editoria desta Folha apurou que essa situação fica demonstrada por aproximadamente 40,492% dos eleitores com direito a voto, aproximadamente 23% a mais do que o que foi apurado em 2010, quando a média atingiu aproximadamente 33,298%.

Houve aumentos consideráveis para todos os cargos colocados à disposição dos eleitores: presidente da República, governador do Estado, senador, deputado federal e deputado estadual. O curioso é que para o cargo de senador, onde a questão se refletiu mais nesse ano (44,91%), foi o único caso em que o total foi menor do que na eleição de 2010, quando foram registrados 46,93%.

No caso de presidente da República, por exemplo, neste ano a soma de abstenção, votos nulos e brancos, apresentou 32,74%, enquanto que na eleição anterior foi de 26,­65%. Mas para o cargo de governador a quantidade foi maior com 37,41%.

Até mesmo para os cargos de deputados, federal e estadual, cujo chamamento local é considerado mais importante, pelo menos por algumas lideranças, os percen­tuais também superaram o que foi registrado pela justiça eleitoral em 2010.

Neste ano 38,02% dos eleitores não quiserem votar em candidato algum neste ano neste ano para o cargo de deputado federal, contra 28,54­% de 2010. No caso de deputado estadual, segundo maior percentual na eleição deste ano, com 40,38%, em 2010 foram 35,06%.

Porém, em se tratando apenas dos eleitores ausentes, ou seja, aqueles que nem mesmo foram às urnas para registrar suas presenças, o número a­purado em Olímpia (22,6% do eleitorado), supera o que foi registrado em todo o Brasil (19,39%) e no Estado de São Paulo (19,52%).

Esses eleitores, que não compareceram na votação de domingo, deverão pagar uma multa no valor de R$ 3,51, caso não consigam justificar a ausência junto a Justiça Eleitoral. Entretanto, se não acumularam a terceira ausência consecutiva, poderão votar no segundo turno, marcado para o dia 26 de outubro.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas