19 de junho | 2022

Editor da Folha participa de debate sobre futuro da mídia com professores da UFSC

Compartilhe:

GEOPOLÍTICA E MÍDIA!
O olimpiense João Victor fez um levantamento histórico e colocou sua preocupação com o futuro da mídia no Brasil.
Debate foi transmitido ao vivo pelo Youtube e acompanhado pelos alunos de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina.


O editor da Folha da Região, do site ifolha e da Rádio Cidade, jornalista, advogado e professor de Filosofia, José Antônio Arantes, participou no final da tarde de terça-feira, 14, via videoconferência, a convite do olimpiense Prof. Dr. João Victor More Ramos, de um debate sobre Geopolítica e Mídia com professores de pós graduação da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.

João Victor que se graduou e concluiu mestrado e doutorado na referida Universidade, foi mediador do debate do qual foi palestrante o Prof. Dr. José Messias Bastos e o evento fez parte do seminário de Pesquisa, com a coordenação da Profª Drª Rosemy da Silva Nascimento, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC.

O debate foi transmitido ao vivo pelo Youtube e assistido pelos alunos de pós graduação da universidade que participaram fazendo perguntas e comentários.

MANIPULAÇÃO EM MASSA
COMEÇOU COM A TV EDITANDO
NOTÍCIAS FORA DO CONTEXTO

O professor olimpiense colocou sua preocupação com o futuro da mídia brasileira, após levantamento histórico da mídia no mundo e no Brasil. Ramos também destacou que o processo de manipulação dos meios de comunicação começou no Brasil com a implantação da televisão colorida, onde as notícias passaram a ser editadas, mostrando quase sempre uma leitura da realidade diferente do contexto, com o sentido de incutir no brasileiro o respeito pelo imperialismo americano.

Ele enfatizou que, do simples gosto musical, até os modismos e a cultura que mantêm o capitalismo liberal no país foram incutidos na cabeça da população através dos meios de comunicação de massa, transformando o Brasil numa colônia dos Estados Unidos através desta manipulação.

LEI DE GERSON FOI A MARCA DA MUDANÇA
DO SENSO COMUM DO BRASILEIRO

Já o jornalista da Folha, após complementar a visão do mestre e doutor em geografia olimpiense, relembrou a chamada Lei de Gerson, que teve como marco a propaganda feita pelo meio-campista da seleção brasileira de futebol de uma marca de cigarros e que incutiu em todos os brasileiros o princípio básico do empreendedorismo americano que vem do protestantismo, de apregoar que para vencer na vida é preciso levar vantagem em tudo e que acabou por sepultar de vez a cordialidade e a empatia que eram marcas do povo brasileiro antes da década de 70.

Arantes também mostrou sua preocupação com o futuro da imprensa no Brasil em razão da tecnologia, principalmente a internet, que tende a levar todas as transmissões para a rede mundial de computadores, inviabilizando o atual processo de transmissão e retransmissão de rádio e TV pelas chamadas frequências moduladas.

JORNALISTA É CARIMBADOR
DO PENSAMENTO DOS PROPRIETÁRIOS
DA GRANDE IMPRENSA

Também citou o atual estágio do jornalismo no Brasil, em que o jornalista em si, é um mero carimbador das políticas dos grandes veículos e inibido pela autocensura, que entende, sobreviverão no futuro, mas, já sem o poder de hoje, pois sofrerão a concorrência direta das redes sociais e da internet como um todo, onde todos são jornalistas em potencial, com capacidade de montar estações de rádio e TV. Mas destacou que este fenômeno é o grande responsável pela propagação das Fakenews, pois o popular não tem a preocupação de checar a informação e nem a fonte de onde vêm a notícia.

O debate teve mais de duas horas de duração e está no Youtube, aberto ao público que quiser assistir no endereço: CLIQUE AQUI E CONFIRA.

O QUE É GEOPOLÍTICA

Geopolítica = Geopolítica é um ramo de estudo da Geografia que busca interpretar os fatos atuais e o desenvolvimento dos países, através das relações e estratégias entre o poder político e os espaços geográficos destas nações.

A geopolítica é importante para entender até que ponto as estratégias adotadas pelos Estados podem interferir (ou não) na situação geográfica do local. Ela também orienta a atuação dos governos no cenário mundial.

Ela costuma abordar temas importantes como a Globalização, os conflitos mundiais motivados por questões religiosas, a Nova Ordem Mundial e a utilização dos recursos energéticos no mundo.

Mídia = todo suporte de difusão da informação que constitui um meio intermediário de expressão capaz de transmitir mensagens; o conjunto dos meios de comunicação social de massas. Abrangem esses meios o rádio, o cinema, a televisão, a imprensa, os satélites de comunicações, os meios eletrônicos e telemáticos de comunicação etc.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas