26 de julho | 2020

Dória prorroga a fase laranja de Olímpia até 10 de agosto

Compartilhe:

Prefeito deve regulamentar o novo
período de quarentena na
segunda-feira, 27.“Surgiram boatos
até de que o prefeito iria adotar
a
abertura do comércio somente de
quarta a sábado, mas não foi confirmado”.

Sem regressão de fase em nenhuma região e com quarentena prorrogada até o dia 10 de agosto, o governador João Doria anunciou na sexta-feira, 24, a oitava atualização do Plano São Paulo de retomada econômica e enfrentamen­to do corona­vírus. Com isso as regiões de Olímpia e Rio Preto deverão ficar até lá na fase laranja.

O novo período vai de 27 de julho até o dia 10 de agosto. Esta é a oitava quarentena no estado, que está em isolamento social desde o dia 24 de março. O prefeito Fernando Cunha deverá publicar um decreto municipal na segunda-feira prorrogando e até regulamentando a nova fase.

Durante a tarde de sexta-feira, na cidade começaram a circular boatos de que o prefeito, devido ao registro de mais duas mortes e ao aumento de casos verificados esta semana, iria adotar a mesma medida utilizada por Rio Preto que proi­biu a venda de bebidas alcoólicas após as 20 horas durante todos os dias e fechamento dos supermercados nos finais de semana.

“Surgiram boatos
até de que o
prefeito iria
adotar a abertura 
do comércio
somente de
quarta a sábado”.

Também surgiram boatos de que seria adotado o funcionamento do comércio apenas de quarta a sábado por seis horas, como prevê o plano do governo estadual e não quatro horas durante segunda a sábado.

Mas estas informações foram descartadas pela assessoria da prefeitura que explicou que o prefeito não tinha manifestado nenhuma destas intenções.

Os indicadores do governo viabilizaram o avanço das regiões de Araçatuba e Campinas da etapa vermelha para a laranja, e de Arara­quara da etapa laranja para a amarela. O resto ficou nas classificações em que se encontravam anteriormente.

Das 17 áreas de DRSs (Departamentos Regionais de Saúde) estabeleci­das no Plano São Paulo, apenas três permanecem na etapa vermelha, com restrição total ao atendimento presencial de comércios e serviços não essenciais.

A ocupação de leitos de terapia intensiva para pacientes COVID-19 nas regiões de Franca (82,5%), Piracicaba (84,8%) e Ribeirão Preto (91,4%) é considerada preocupante e exige a continuidade das restrições.

A maior parte do território paulista está na fase laranja, que permite funcionamento com 20% da capacidade de público em escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias. A abertura é restrita a quatro horas diárias, todos os dias, ou seis horas durante quatro dias e fechamento por três.

Atualmente, essa etapa abrange as regiões de Araçatuba, Barretos, Bauru, Campinas, Marília, Presidente Prudente, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Sorocaba, Taubaté e a sub-região Norte da Grande São Paulo.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas