16 de agosto | 2009

Diretor elogia diretoria, mas não prevê solução para o “Thermas’

Compartilhe:

O diretor do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) em São Paulo, órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia, Enzo Luís Nico Júnior, elogiou a maneira como a diretoria do Parque Aquático Thermas dos Laranjais está conduzindo a questão, mas não faz uma previsão de quando o caso será solucionado definitivamente. No entanto, avisa que qualquer movimentação política para modificar o panorama vai apenas complicar ainda mais a situação.

Porém, em meio a uma entrevista que concedeu ao jornalista Alexandre Gama, titular da Coluna do Diário, do jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto, Nico Júnior elogia a postura da diretoria do clube. “Estou espantado com o bom comportamento deles. Eles estão conversando muito bem, em alto nível tranqüilamente comigo”. “Mas então, ponha isso, de que também conta ponto a favor deles, que eles estão tendo um comportamento exemplar”.

Nico Júnior chega a se irritar quando questionado sobre alguma interferência política: “De maneira nenhuma e “ái” de quem fizer pressão política em mim. Eu chamo o Ministério Público e a Polícia Federal. Eu sou um técnico e amo nosso País e nunca deixei politicagem fazer nada em cima de mim. Sem pressão política nenhuma. Com pressão política a coisa piora. Eles tiveram um bom senso. Conversamos muito bem e estão entendendo os problemas técnicos e não políticos. Até agora, graças a Deus, ninguém me encheu o saco; desculpe o termo. É isso daí conta ponto a favor do empreendimento, é claro.

SEGURANÇA DO LULA

Também foi perguntado a ele sobre uma possível ligação política com o ex-ministro José Dirceu: “Eu não sou militante do …. fui ex-exilado político e tenho uma história de 40 anos de luta e quem me conhece bastante bem, mas até, é o Lula, o próprio presidente. Já fui segurança do Lula e ele sabe muito bem quem eu sou, tecnicamente. E conseguimos fazer limpeza administrativa no órgão, mandando embora sete federais por improbidade administrativa”.

De acordo com Nico Júnior, o clube não possui licença para a extração da água mineral. “Eles não têm sequer o processo no DNPM. Esse é um bem da União e o bem da União só com autorização da União. Vai ficar fechado até eles regularizarem o processo de extração mineral”, justifica.

Na tarde da segunda-feira, dia 10, o departamento lacrou os dois poços profundos que abastecem de água quente o clube. A operação contou com apoio da Polícia Federal de São José do Rio Preto, que escoltou os dois fiscais que lacraram os poços.

SOLUÇÃO

Logo no início, para buscar a solução, o clube já contratou um dos maiores escritórios de advocacia do Brasil – Trench, Rossi e Watanabe – para tentar derrubar a decisão do Ministério de Minas e Energia de secar os poços. Além do antigo poço da Petrobrás, perfurado na década de 50, o clube perfurou outro, recentemente.

Nico Júnior explica que o clube vinha sendo notificado desde novembro de 2008 sobre a falta de licença do DNPM. Mas somente agoras foi solicitada uma licença de operação dos dois poços de água termal do clube, que o chefe do departamento promete “dar a maior agilidade possível ao caso” e acrescentou: “Não queremos prejudicar ninguém, mas temos que cumprir a lei”.

GENINHO

O prefeito Eugênio José Zu­lia­ni, Geninho, pouco ou quase nada se manifestou a respeito da situação. Apenas, através de e-mail ao colunista do Diário da Região, quarta-feira, dia 12, disse que tinha passado os últimos dias em tratativas com autoridades para tentar reverter a situação; que ficou “emocionalmente abalado” e que chegou a pensar em decretar “emergência” no município para autorizar a extração de água dos poços por meio de decreto. “Sorte que me seguraram”, afirmou.

Já o assessor do Ministério do Turismo, João Paulo Rillo, afirmou também ao colunista, que pode ajudar a resolver o problema envolvendo o clube, mas que não haverá “interferência política” para acelerar o processo. “O Thermas ganha muito dinheiro e explora um bem (água mineral) que em muitos lugares vale ouro. Tem que explorar corretamente”, diz.

OUTRO LADO

Já em relação à direção do Parque Aquático Thermas dos Laranjais, até o início da noite da sexta-feira, dia 14, nenhum diretor ou mesmo funcionário se pronunciou a respeito. A única informação obtida extra-oficialmente era a de que na terça ou quarta-feira seria divulgado um comunicado.

Também extra-oficialmente, uma pessoa ligada a diretoria do parque aquático, explicou que todas as medidas possíveis estavam sendo tomadas junto aos setores competentes e que estaria tudo caminhando no sentido de se conseguir a liberação da água quente dos poços entre terça e quarta-feira, dias 18 e 19 deste mês de agosto.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas