29 de novembro | 2015

Diário põe Thermas como alavanca do turismo regional

Compartilhe:

Da redação com Diário da Região

Em uma reportagem ilustrando o crescimento do setor turístico de Olímpia que há muitos anos está alavancando a economia local, o jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto, colocou o Parque Aquático Thermas dos Laranjais como a primeira e principal alavanca do turismo regional.

Considerando o atrativo o parque aquático mais visitado na América Latina e o quarto que mais recebe turistas no mundo, empreendedores viram que o município não tinha infra­es­tru­tura para receber os visitantes dentro de um potencial turístico elevadíssimo.

Embora tenha iniciado mui­to antes, o jornal considera que o boom do setor de hospitalidade começou a partir de 2009, quando a ci­dade tinha sete hotéis, quatro pousadas, 42 casas de veraneio e um hotel-fa­zen­da, totalizando 687 leitos.

Atualmente, também segundo o jornal, são 19 hotéis, 61 pousadas, dois hotéis-fazenda, quatro resorts e 361 casas de veraneio, num total de 14.506 leitos. Só para se ter ideia da grandeza desse crescimento, Rio Preto conta com aproximadamente 3 mil leitos.

“No total, temos 447 meios de hospedagem e 114 estabelecimentos de gastronomia”, diz o secretário municipal de Turismo, Humberto José Puttini. Segundo ele, em janeiro de 2009, o turismo influenciava apenas 13% na geração de empregos. O setor hoje é responsável pela geração de 29,98% dos empregos diretos e indiretos do município. O crescimento é de 130%.

POTENCIAL DO THERMAS

Mas o complexo do Thermas dos Laranjais, que sempre está em obras de expansão, atualmente trabalha com uma capacidade de 15 mil pessoas e a previsão é de que em 2018 chegará a 35 mil visitantes por dia, mais do que o dobro.

“O diferencial do Thermas é que em todos os anos inauguramos uma grande atração. Temos mais de 50 e não paramos de projetar novas”, diz Marcos Bittencourt, do setor de marketing. Este ano, foi lançado o surf master, uma pista de surf em meia lua, única no mundo. “É o melhor brinquedo que tem aqui”, diz Guilherme Ferezin, de 14 anos de idade. “Venho aqui quase todos os dias para pegar uma onda”, completa o estudante.

Para 2016, serão lançadas uma montanha-russa aquática e o lago encantado, onde o turista poderá mergulhar em meio a peixes e à natureza. “A cada ano que o visitante vem aqui tem pelo menos uma nova atração para ele se divertir. Não tem como ele se cansar do Thermas”, afirma Bittencourt.

É o caso da analista Jo­siane Leite de Carmargo, de 35 anos, que visitava o parque pelo sexto ano consecutivo, junto com o filho Guilherme, de 6 anos. “Viemos de Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas. Aqui é muito bom sempre”, afirma.

A estudante Vitória Leitão, 16 anos, conheceu o parque este ano. “Viemos ontem (quarta-feira), hoje (quinta) e teremos de voltar amanhã (sexta). Acho que mesmo assim não vai dar para ir em todos os brinquedos”, disse. Acompanhado do pai, Nilson Neves Paes, 37, ambos de São Paulo, diz que a variedade de opções e a criatividade são o forte do parque.

RANKING

O Thermas aparece na 4ª posição do TOP 20 dos parques aquáticos mais visitados do mundo. Ficou atrás do chinês Chimelong Waterpark (2,2 milhões de visitantes) e dos americanos Typhoon Lagoon (2,1 milhões) e Blizzard Beach (2 milhões), ambos da Disney e que estão instalados em Orlando. O Thermas é o primeiro da América Latina e teve 1.939 milhão de visitantes em 2014, uma alta de 17% em comparação com o levantamento de 2013.

O relatório de visitação anual dos parques de diversão, temáticos e aquáticos, foi divulgado em julho pelo Theme Indez. Serve para o setor analisar o mercado mundial e quais as regiões de destaque. 

DESCONTO DE IPTU

Por outro lado, estão em construção o Olímpia Park Resort, o Royal Star, o Hot Beach Resort e o Thermasland Resort SPA. Em 2016, começam as obras do Solar das Águas e do Hot Beach Suítes. “A previsão é de que tenhamos 22.626 leitos em 2020”, afirma Puttini. Também está em construção o Hot Beach, novo parque aquático com previsão de entrega em setembro de 2016.

Três grupos são os responsáveis pelos grandes investimentos em Olímpia: Ferrasa, Natos e Royal, todos que o prefeito Eugênio José Zuliani quer favorecer com uma lei prevendo desconto de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), mas deixando de lado grandes pioneiros como o Thermas dos Laranjais, principalmente.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas