05 de dezembro | 2022

“Dia D” faz 194 atendimentos dermatológicos preventivos de câncer no “Postão”

Compartilhe:

Da Assessoria – Participando, mais um ano, da campanha “Dezembro Laranja”, de iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o município de Olímpia, em parceria com médicos da cidade, promoveu o “Dia D”, no sábado, 03, no Postão, com a realização de centenas de exames dermatológicos gratuitos aos moradores.

Segundo balanço do setor, foram registrados 194 atendimentos durante a mobilização, com triagem, avaliação e exames dermatológicos preventivos. A ação, retomada presencialmente neste ano, contou com a participação de médicos dermatologistas e clínicos-gerais.

No mês de dezembro, com a chegada do verão e das altas temperaturas, os cuidados com a exposição ao sol devem ser redobrados. Os hábitos e cuidados devem ser tomados desde sempre para evitar danos no futuro, como o horário adequado de exposição ao sol, o uso do filtro solar e de acessórios de proteção da pele, hidratação do corpo, entre outros.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele representa 33% dos tumores malignos diagnosticados no país em 2022, sendo que são registrados cerca de 185 mil novos casos da doença por ano.

CAMPANHA FIQUE SABENDO

Além da prevenção ao câncer de pele, o último sábado (03) foi também de conscientização sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV, Sífilis e Hepatites Virais. A ação faz parte da campanha “Fique Sabendo”, que é reforçada neste mês, conhecido também como “Dezembro Vermelho”, de Luta contra a Aids, para orientar sobre a importância do diagnóstico precoce, intensificando a testagem rápida em todas as Unidades de Saúde.

Assim, durante o sábado, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA também esteve no Postão e realizou mais de 40 testes rápidos, além de instruir dezenas de moradores.

De acordo com a coordenadora do programa municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, Isabella Gonçalves, o objetivo é ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, além de oferecer o devido tratamento em caso de diagnóstico com acompanhamento especializado do CTA. Os testes continuam disponíveis em todas as UBS e também no CTA, localizado na Rua Joaquim Miguel dos Santos, 753 – Centro.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas