16 de julho | 2017

Desgaste na rede deixa 6,5 mil sem água no centro 6.ª feira

Compartilhe:

Embora aparentemente sejam poucos os problemas relacionados à necessidade da substituição, o fato é que o evidente desgaste natural da rede antiga de distribuição de água da Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente – Daemo Ambien­tal, começa a vir à tona através dos vazamentos ainda mal dimensio­nados pela autarquia. Nesta sexta-feira, dia 14, por exemplo, cerca de 6,5 mil habitantes, o equivalente a 12% da população, ficaram pelo menos duas horas sem água nas torneiras.

De acordo com a autarquia, o problema atingiu aproximadamente 1.300 pontos do total de 232 mil pontos de ligação de água da cidade. Por isso, considerando a média de cinco pessoas por residência, tipo de consumo que prevalece no setor afetado, 6,5 mil pessoas, aproximadamente, ficaram sem água nas torneiras, o equivalente a 12% da população.

“Esta manutenção se trata de um vazamento localizado em uma conexão da rede, mais especificamente na conexão de entre dois tubos. Tal vazamento pode ocorrer por diversos fatores, sendo eles o desgaste do material e a movimentação natural da tubulação”, diz nota da Daemo Ambienal, porém, sem definir uma quantidade de água tratada desperdiçada.

Também segundo a au­tarquia, as “manutenções corretivas são imprevisí­veis, porém a Daemo encontra-se estruturada para executá-las”.

RENOVAÇÃO DA REDE

De acordo com a autarquia, anualmente, mas de forma gradativa, “a Daemo Ambiental tem realizado intervenções, substituindo as redes mais antigas em locais com maiores incidências de vazamento”. Desta forma, as substituições se ocorrem de maneira mais econômica e eficiente.

Para solucionar o problema de vazamento na rede, no cruzamento da Rua Américo Brasiliense com a Rua Veiga Miranda, o abastecimento de água tratada ficou prejudicado das até que os poços retomassem o nível normal de trabalho.

O setor atingido engloba a região central, com aproximadamente 1.300 pontos de ligação de água, parcela esta de um total aproximado de 23 mil pontos atendidos pela Daemo. A manutenção iniciou às 8 horas e foi finalizada às 10 horas.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas