13 de setembro | 2010

Defesa Civil reúne 19 municípios em Olímpia na próxima semana

Compartilhe:
 

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), da Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo, reunirá 19 municípios da região administrativa de Barretos, na Casa de Cultura Prefeito Álvaro Marreta Cassiano Ayusso, centro de Olímpia, para um Seminário Regional de Defesa Civil, nos dias 15 e 16 de setembro.

Segundo o coordenador Estadual e secretário-chefe da Casa Militar coronel Luiz Massao Kita, será realizado um ciclo de palestras em administração de emergências.


O Seminário, com carga horária de 16 horas/aula, será nos dias 15 e 16 de setembro, quarta e quinta-feira, a partir das 09h00, no teatro da Casa de Cultura de Olímpia, centro. Foram convidados 19 cidades da região de Barretos e pode participar qualquer cidadão.


Na abertura solene, dia 15, além de Massao Kita, estarão presentes diversas autoridades civis e militares. O Seminário contará também com a participação de técnicos da CEDEC, do Instituto Geológico – IG e da Somar Meteorologia.


No primeiro dia serão ensinados conceitos básicos de Defesa Civil e o segundo destina-se ao planejamento de ações de Defesa Civil e à confecção do Plano Municipal de Defesa Civil.


“As palestras têm como objetivo apoiar os municípios na criação e manutenção de sua estrutura para atendimento em situações emergenciais, bem como nos cuidados com o bem estar da comunidade, voltadas principalmente para voluntários e integrantes das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil – COMDEC”, explica o coronel Kita.


Questionado se na região há riscos de intensa variação climática, como tempestades e estiagens, que possam colocar em perigo vidas e patrimônios, o coordenador diz que “é exatamente por isso que estamos vivenciando no Brasil e no Estado de São Paulo, que o nosso governador, Alberto Goldman, determinou que no período da estiagem, que vai de março até novembro, realizássemos ciclos de palestras em todo o Estado. O de Olímpia será o 14° de 15 que faremos”.


DESENVOLVER ESTUDOS


Segundo ressaltou ainda, “é importante salientar que o Seminário visa desenvolver estudos voltados à atuação dos agentes que são o braço da Defesa Civil do Estado de São Paulo, difundindo seu objetivo maior que é a preservação da vida”.


Os participantes dessas palestras serão os futuros divulgadores do Sistema Estadual de Defesa Civil em suas comunidades e contribuirão sobremaneira para a concretização do tema “Defesa Civil” junto à sociedade.


INCÊNDIOS NA ESTIAGEM


O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Massao Kita, lembra que “estamos atravessando um longo período de seca e tem sido frequentes os incêndios, tanto nas cidades, como nas pastagens e áreas de mata e lavoura”.


Por isso, enumera o que a população pode fazer para prevenir ações dessa natureza: não jogue bitucas ou pontas de cigarros às margens das rodovias, parques ou em locais com vegetação seca; não soltar balões ou fogos de artifícios; não acender fogueiras em matas ou florestas mesmo que estas estejam em áreas particulares; não promover queimadas para limpeza de terrenos para a agricultura; não queimar lixo ou restos de podas de árvores; acionar o Corpo de Bombeiros (193) sempre que houver foco de incêndio.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas