12 de junho | 2016
Decisão do prefeito contra professor repercute no Facebook
A decisão do prefeito Eugênio José Zuliani de afastar preventivamente e abrir um processo administrativo disciplinar contra o professor Marcozalém Calsavara Gomes, que atua na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professor Maurício César Alves Pereira, por conta das publicações que fez a respeito da situação da gripe Influenza A, denominada cientificamente por H1N1, mas conhecida popularmente por Gripe suína, repercutiu severamente na página de relacionamento pessoal Facebook, administrada por ele.
Isso ocorreu após a postagem que Zalem Gomes fez na tarde de terça-feira desta semana, dia 7, após ser comunicado de seu afastamento e deixar a escola, com o título: “sentindo-se de coração partido”.
“Eu deveria estar na escola ensinando meus alunos agora, mas estou proibido de ir ao lugar que mais amo estar. Ontem fui expulso como se fosse um bandido ou tivesse cometido algum crime. Proibido de ser professor por ensinar a verdade e querer uma saúde pública de qualidade pra população olimpiense. Não concordo e não aceito o erro, sei que sofrerei por isso, mas sofrerei com dignidade e consciência limpa”, afirmou o professor.
Até na quarta-feira, dia 8, a postagem do professor já havia sido compartilhada por centenas de internautas e recebeu dezenas de comentários.
Um dos comentários postados por um internauta diz respeito a situação de linha ditatorial que a maioria entende ter sido adotada pelo prefeito: “Onde ficaram os direitos democráticos, onde está a constituição, fora rasgada, ou não sabem ler, o abuso do poder fica claro, quando inúmeras pessoas se sentem acuadas por ameaças, não podendo expressar seus pensamentos e suas opiniões, estamos no século 21, o coronelismo ainda existe e isso precisa acabar, o povo tem que lutar por seus direitos e conquistar sua liberdade de expressão. Zalém Gomes, você sabe os caminhos a serem seguidos, lute e terá lutadores contigo”.
Uma internauta observou: “Essa é a justiça brasileira, condena os justos e dá liberdade aos bandidos principalmente aqueles vagabundos ladrões corruptos que estão no poder, mas eu acredito na justiça Divina”.
“Não acredito Zalém! O pouco contato que tive com você foi o suficiente para ver o quanto você luta por seus alunos, de todas as escolas que entramos em contato, você sem dúvida foi o que mais batalhou para que fosse oferecido a seus alunos um pouco de cultura e diversão, de todos os lugares por onde passamos com o projeto sem dúvida em Olímpia foi onde encontramos um responsável que de fato teve alegria em proporcionar isso a seus alunos! Uma triste notícia o que acabo de ler”, observou uma internauta.
As manifestações de apoio foram muitas: “Tudo a seu tempo, tudo passa. Isto irá te fortalecer. É apenas uma passagem. Você fez o que achou sensato e coerente naquele momento, se tivesse um salário digno ao ponto de poder pagar por um convênio médico não teria passado por isso. Confia em Deus”.
Outra manifestação também tinha o mesmo encaminhamento: “Não desista, aí daqueles que se levam contra um escolhido de DEUS. Não se esqueça o SENHOR é a sua justiça. Você é um profissional acima da média, sou suspeito em dizer isso porque sou seu fã. Admiro seu trabalho e seu empenho em tudo que faz, não cale sua voz. Vá a luta e veja o que o SENHOR fará em seu favor”.
Uma internauta também deixou o seu recado: “Um professor digno da profissão, que ama o que faz e honra admiravelmente com suas obrigações, sem palavras para tal atitude. Compartilhei porque quanto mais pessoas souberem melhor! É época ditatorial por acaso? Onde pessoas eram presas ou mortas por exporem suas opiniões? É o fim mesmo”.
Outro recado deixado foi: “Aí não acredito. Censurado por lutar pela igualdade. Povo sem vergonha é isso que eles são jamais deveriam fazer isso com professor isso é inadmissível estou com nojo, raiva dessa censura de Olímpia, aonde já se viu querer fazer com que fale a mentira. Deus é justo sabe o que faz ele está no comando deveríamos levar isso adiante chama se possível uma emissora de televisão e vê se eles concordam com isso. Gostaria que esses governantes me dessem uma resposta”.
Provavelmente uma professora também deixou seu recado: “Fico indignada agora estamos proibidos de falar a verdade e reagir a tanta coisa ruim. Zalem fica em paz pois a verdade sempre prevalece. A população está vendo o que está acontecendo. Nunca desista de falar a verdade você sabe quem nos rege quem nos ama e só e sobre Deus não há nada que pode”.
“Sem palavras simplesmente uma vergonha para uma cidade que se diz tanta coisa e no fim não é nada a única coisa que ele queria para a população era uma saúde melhor, mas nem isso temos direito de ter, mas sabe qual e mais triste de se ver é que a própria população vai lá e vota tudo de novo nas mesma pessoas. Errados somos nos tudo depende de nós. Então, pensem bem gente”, postou outra internauta.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!