17 de agosto | 2014

Daemo promete regularizar o abastecimento no centro até 3.ª

Compartilhe:

O diretor da Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente – Daemo Ambiental, Antônio Jorge Motta, promete regularizar o abastecimento de água na região central da cidade e bairros da zona sul e oeste, principalmente, até na próxima terça-feira, dia 19. Pelo menos é isso que se pode depreender de uma afirmação que ele fez durante uma entrevista que concedeu a uma emissora de rádio da cidade no final na manhã da quinta-feira, dia 14, para falar a respeito do problema.

Embora tenha anunciado que parte do problema da Estação de Tratamento de Água (ETA) já estava resolvido e que nesta sexta-feira um dos decantadores – o que estava mais prejudicado, mas já com os reparos concluídos – já entraria em operação. “A gente aguarda que até segunda ou terça-feira estejam (os dois) em pleno funcionamento”, afirmou.

Antônio Jorge Motta explicou que optou por fazer o reparo nos dois decantadores do sistema de uma só vez para evitar que futuramente os problemas voltassem a acontecer. Agora, ele garante que o sistema funcionaria sem problemas por um longo período. “É um problema que a gente espera ficar livre de vazamentos e infiltrações por 20, 30 anos”, disse.

Por conta dos reparos, principalmente a parte central da cidade, mas também os bairros das zonas sul e oeste sofreram com a falta de água nas torneiras. O abastecimento era cortado durante o dia com a água retornando somente à noite, sempre no início da madrugada.

QUALIDADE DA ÁGUA

Na quinta-feira a expectativa era de concluir o reparo do outro decantador até neste sábado, dia 16. Entretanto, mesmo assim, ainda não estava garantida a qualidade da água a ser distribuída aos consumidores.

“A gente aguarda que até sábado (dia 16) a situação da água se normalize quanto a qualidade, mas uma impureza ou outra é tratada quimicamente. Pode não ter uma água bonita, uma água que talvez seja necessário ser fervida. Por isso, a gente aconselha não tomá-la para matar a sede”, avisa o diretor.

SISTEMA

Motta explica que o sistema de tratamento de água da ETA é composto por dois decantadores, redutores de velocidade, filtros, sistemas canalizadores e reservação. Um dos decantadores, chamado de número 2, apresentou vazamentos generalizados, impossibilitando o funcionamento.

Essa situação sobrecarregou todo o sistema da Estação de Tratamento de Água (ETA) colocando em risco, inclusive, a estabilidade da estrutura como um todo, por encontrar-se em desequilíbrio.

Segundo o diretor, são poucas as empresas que tratam de tal impermeabilização e o serviço está sendo realizado com o melhor material do mundo (resina de poliuretano).

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas