17 de março | 2022

Cunha segue Doria e desobriga uso de máscara em todos os ambientes em Olímpia

Compartilhe:

 

O uso da proteção continua obrigatório no transporte público e nas unidades médico-hospitalares. Em Olímpia também seguem valendo os demais protocolos como a apresentação do passaporte vacinal ou de testagem negativa para acesso a eventos, festas, jogos, parques aquáticos e atrações turísticas e culturais.


O prefeito Fernando Cunha, mais uma vez seguiu o governo do Estado e anunciou já no final da tarde de quinta-feira, 17, que em Olímpia também está valendo o ato do governo do Estado desobrigando o uso de máscara em todos os ambientes, com exceção no transporte público e nos ambientes médico-hospitalares.

O comunicado o executivo de Olímpia informou que, seguindo o novo anúncio do Governo do Estado, divulgado nesta quinta-feira (17), sobre a flexibilização do uso das máscaras em todos os ambientes, a prefeitura irá adotar as mesmas medidas no município.

“Segundo o comunicado do Estado, regulamentado pelo Decreto Estadual 66.575/22, a utilização se torna opcional também em ambientes internos, mantendo-se a obrigatoriedade somente em locais de prestação de serviços de saúde e no transporte público”, afirma.

E acrescenta: “a decisão levou em conta a significativa melhora nos índices de casos, internações e óbitos no município, mas que, os demais estabelecimentos particulares têm autonomia para decidir sobre a recomendação, uma vez que o uso é facultativo”.

PASSAPORTE VACINAL
CONTINUA VALENDO

E concluiu o comunicado: “A Administração reforça que, em Olímpia, seguem valendo os demais protocolos como a apresentação do passaporte vacinal ou de testagem negativa para acesso a eventos, festas, jogos, parques aquáticos e atrações turísticas e culturais”.

O Governador João Doria anunciou no início da tarde de quinta-feira (17) a flexibilização do uso de máscaras em todos os ambientes, com exceção do transporte público – e seus respectivos locais de acesso, como estações de Metrô – e nos locais destinados à prestação de serviços de saúde.

“Recebi hoje à tarde uma nota técnica do Comitê Científico que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no Estado. Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público”, disse Doria.

DECRETO DO GOVERNO
TEVE EFEITO IMEDIATO

O novo decreto será publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado teve efeito imediato. O uso agora torna-se opcional em ambientes como escritórios, comércios, salas de aula, academias, entre outros. A flexibilização em ambientes abertos já havia sido autorizada pelo Governador no último dia 9 deste mês.

A decisão foi baseada em análises técnicas do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo. Os especialistas levaram em consideração o índice de vacinação com duas doses no estado, que atingiu a meta definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) de 90% da população elegível, ou seja, acima de 5 anos imunizada.

Entre as análises também foi considerado que após 14 dias do feriado de Carnaval, foi constatado uma manutenção da melhora dos indicadores epidemiológicos, indicando que a queda na transmissão da Sars-Cov 2 no Estado de São Paulo segue de maneira progressiva. Pela sexta semana seguida registra quedas de internações nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva e de enfermaria. Na última semana foi registrada a redução de 18,5% nas novas internações.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas