18 de dezembro | 2020

Cunha anuncia em vídeo que governo cancelou 40 leitos de UTI do Nossa Senhora em Barretos

Compartilhe:

JÁ ESTÁ FALTANDO LEITOS?
Pacientes de Olímpia e da região de Barretos com Covid podem ficar sem leitos de UTI para internação. Em Olímpia leitos também foram descredenciados, mas prefeitura está bancando. A região ficou com apenas 43 leitos em plena manifestação da segunda onda. Se as internações continuarem aumentando vai ter gente morrendo nos corredores de hospitais sem direito a um respirador na UTI.




José Antônio Arantes

O prefeito Fernando Cunha, mostrando preocupação com a situação do avanço da Covid-19 em Olímpia e região, gravou um vídeo na sexta-feira, 18, deixando claro que a situação, neste final de ano, poderá ficar catastrófica se a população não seguir as medidas de contenção, em razão do fechamento por parte do governo federal de 40 leitos de UTI no Hospital Nossa Senhora em Barretos.

Em Olímpia leitos também foram descredenciados, mas prefeitura está bancando. A região ficou com apenas 43 leitos em plena manifestação da segunda onda. Se as internações continuarem aumentando vai ter gente morrendo nos corredores de hospitais sem direito a um respirador na UTI.

Durante o pico da pandemia em agosto, a região conseguiu passar sem ter que escolher quem vai para UTI e quem morre no corredor porque a situação foi dimensionada para atender a população dos aproximadamente 20 municípios que compõem a DRS V – Divisão Regional de Saúde que tem sede em Barretos.

NOSSA SENHORA TINHA 53 LEITOS CREDENCIADOS
O governo federal tinha credenciado o Hospital Nossa Senhora em Barretos com 53 leitos para ser o hospital referência no tratamento de Covid-19 e os 10 leitos no segundo andar da Santa Casa de Olímpia. No momento mais crucial da pandemia, o governo do Estado credenciou e colocou em funcionamento mais 20 leitos de UTI em Bebedouro. Portanto, até o início de dezembro, a região tinha à disposição exatamente 83 leitos para tratamento da infecção do novo coronavírus.

Em Olímpia, inclusive, adotou-se na Santa Casa, segundo seu diretor técnico, médico Fábio Martinez, o critério de enviar para Rio Preto os pacientes que possuíam convênios médicos aliviando o sistema regional.

Acontece que, segundo o prefeito, neste início de dezembro o governo federal descredenciou 40 leitos de covid-19 de Barretos e mais cinco de Olímpia, passando então a região a contar apenas com os 20 de Bebedouro, 13 de Barretos e os 10 de Olímpia, continuaram a ser 10 em razão de a prefeitura estar bancando o seu funcionamento.

REDUÇÃO DE 50% PODERÁ PROMOVER O CAOS NA SAÚDE REGIONAL
Uma redução de quase 50%, ou seja, passando a contar com apenas 43 leitos que é o que está em funcionamento hoje, quando a região está registrando uma segunda onda com o crescimento do número de casos de infecção e de internação.

Acontece que nesta nova fase da pandemia, as vagas estão escasseando também na cidade de São José do Rio Preto. Em razão disso é que esta semana começaram a surgir apelos pelo Facebook sobre falta de leitos de internação juntamente com o vertiginoso aumento de mais de 300% da média de número de casos nos últimos 18 dias.

CONSCIENTIZAÇÃO DAS PESSOAS
O prefeito, embora não anuncie em seu vídeo nenhuma atitude mais rígida para conter o avanço na cidade e descarte uma maior rigorosidade na fiscalização, apenas apela para a conscientização das pessoas nas reuniões no final do ano e garante que está, junto com prefeitos da região e o deputado Geninho Zuliani, fazendo ingerências junto ao governo federal para o recredenciamento dos 40 leitos cancelados em Barretos pelo governo federal.

Segundo ele, o governo federal já teria sinalizado para o recredenciamento no mês de fevereiro, mas se isto não ocorrer, e a população não se conscientizar poderemos ter em nossa região a mesma situação que se verifica no Rio de Janeiro onde uma artista da área do humor da globo morreu esta semana sem ter um leito de UTI para ser internada.

OS CASOS DA SEXTA-FEIRA
A secretaria de Saúde de Olímpia informa que, nesta sexta-feira (18), recebeu 45 resultados negativos e 25 positivos para a Covid. Além disso, 32 notificações suspeitas foram registradas e, por outro lado, mais 16 pessoas estão recuperadas.

Com as atualizações, Olímpia possui 3.101 casos confirmados, dos quais 2.964 estão curados (95%), 75 vieram a óbito e quinze estão internados em hospitais de Olímpia e região (9 em UTI, 3 em Suporte Ventilatório e 3 em Enfermaria). O município aguarda resultados de 160 suspeitos, sendo dois hospitalizados.

Os casos positivos são de onze mulheres (28, 30, 30, 35, 43, 47, 48, 57, 61, 68 e 74 anos) e quatorze homens (17, 23, 25, 29, 30, 30, 33, 35, 36, 40, 41, 43, 43 e 54 anos).

MORREU PACIENTE DE ALTAIR NA SANTA CASA
A Santa Casa informa que nesta sexta-feira, 18, nos leitos de suporte ventilatório estavam 02 pacientes positivos para covid-19, ambos de Olímpia.

Na UTI, 07 pacientes, todos positivos para covid-19; 04 de Olímpia, 01 de Severínia, 01 de Altair e 01 de Bebedouro.

O hospital registrou nesta sexta um óbito por covid, de uma paciente de Altair de 80 anos.

Desde o início da pandemia a Instituição registra 62 óbitos pela doença, sendo 40 de Olímpia, 10 de Severínia, 6 de Cajobi, 2 de Guaraci, 3 de Altair e 1 de Colina.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas