06 de fevereiro | 2025

CTA realizou mais de 100 exames e orientações durante campanha do Janeiro Roxo em Olímpia

Compartilhe:

Ações foram promovidas pelo Centro de Testagem e Aconselhamento em parceria com UBSs e agentes comunitários de saúde.

A campanha Janeiro Roxo, voltada à conscientização sobre a hanseníase, contou com diversas ações promovidas pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria de Saúde de Olímpia. O objetivo foi ampliar a informação sobre a doença e facilitar o acesso da população a exames preventivos.

Durante o mês de janeiro, o CTA trabalhou em conjunto com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, promovendo palestras e distribuindo materiais informativos nas salas de espera. Os pacientes que aguardavam atendimento receberam orientações sobre sinais e sintomas da hanseníase, além de informações sobre tratamento e prevenção.

Além disso, os agentes comunitários de saúde realizaram visitas casa a casa para reforçar a campanha e esclarecer dúvidas diretamente com os moradores.

TESTES RÁPIDOS NA PRAÇA E NO SUPERMERCADO

Duas ações específicas foram realizadas em locais públicos para alcançar um maior número de pessoas. Aos sábados, equipes do CTA estiveram na Praça da Matriz e no Iquegami Supermercados do Harmonia, onde foram oferecidos testes rápidos para HIV e sífilis. No total, 111 exames foram realizados.

PARCERIA COM A CASA DE PASSAGEM

Outra medida adotada pelo CTA foi a formalização de uma parceria com a Casa de Passagem, instituição que oferece abrigo temporário para pessoas que estão de passagem pela cidade. O acordo prevê a notificação de casos suspeitos de hanseníase entre os acolhidos, permitindo encaminhamentos para diagnóstico e tratamento.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO GRATUITO

O CTA funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na Rua Joaquim Miguel dos Santos, 753, no Centro de Olímpia. O telefone para mais informações é o (17) 3279-9702.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas