30 de janeiro | 2012

Criador de pássaros olimpiense flagrado com casal de azulão é multado

Compartilhe:
Um criador de pássaros olimpiense, cujo nome não foi divulgado, foi flagrado com um casal de azulão, que consta ser uma espécie ameaçada de extinção. Segundo a Polícia Militar Ambiental ele foi multado em R$ 5 mil por cada ave apreendida.

Segundo a informação divulgada, a Polícia Ambiental apreendeu os azulões e outras dezenas de aves, durante a Operação “Bicho Solto”, realizada na tarde da sexta-feira da semana passada, dia 27. Além de Olímpia, Barretos e Bebedouro também foram fiscalizadas.

Foram apreendidas 30 aves, entre canários, sabiás, trinca-ferro, bigodinho, coleirinho-do-brejo, papagaios, e um casal de azulão, espécie ameaçada de extinção. Além dos pássaros, dois jabutis também foram apreendidos.

De acordo com o comandante da Operação, Alexandre Marques, a operação foi deflagrada após o recebimento de denúncias anônimas. Em nota, a Polícia Militar divulgou que foram aplicados, no total, R$ 29 mil em autuações de Infração Ambiental. Além dos animais, foram apreendidas 25 gaiolas e dois alçapões para captura das aves.

Nos casos dos papagaios apreendidos em Barretos, e dos dois jabutis, também apreendidos em Olímpia, os proprietários se livraram da multa. Isso porque, de acordo com Marques, em caso de entrega espontânea aos órgãos competentes, os infratores são autuados, mas não multados.

Os animais foram encaminhados ao Bosque Municipal de Guaíra para avaliação, e se o veterinário constatar que as espécies ainda não foram domesticadas, elas poderão ser reintroduzidas à natureza.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas