03 de dezembro | 2022

Covid-19 continua a subir e agora tem 4 internados (01 em UTI). Olímpia tem 25 mil doses de vacinas em atraso

Compartilhe:

VACINAR É PRECISO!
Há muito que o hospital local não registrava doentes por Covid-19. Saúde apela para quem ainda não concluiu esquema vacinal procurar a UBS mais próxima.


A secretaria de Saúde está reforçando a vacinação para a prevenção da covid-19 em Olímpia e apela para que o olimpiense que ainda não completou seu esquema vacinal procure a UBS mais próxima de sua residência para coloca-lo em dia.

Com os casos de contaminação aumentando de novo de forma vertiginosa (na semana que passou, o número de casos subiu para 89 em sete dias – quase 13 por dia – e agora registrando 04 internados, um em UTI) é muito importante que a vacinação seja colocada em dia, para evitar que casos mais graves e mais internações aconteçam.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o município tem cerca de 25 mil doses em atraso, considerando todos os públicos aptos a tomar desde a segunda dose até as doses de reforço.

É PRECISO VACINAR

Por isso, a Saúde orienta o cidadão que não está em dia com o esquema vacinal, que procure a UBS mais próxima da sua residência para tomar as doses, estando atento aos públicos autorizados pelo Ministério da Saúde e aos locais em que os imunizantes estão disponíveis. É necessário fazer o uso de máscara nas dependências dos serviços de saúde.

A liberação mais recente foi a aplicação da 5ª dose para os imunossuprimidos, com 18 anos ou mais, que tenham tomado a 4ª dose há, pelo menos, quatro meses.

São moradores que estão em processo de quimioterapia, transplantados, portadores de HIV, doenças inflamatórias intestinais, pacientes em hemodiálise e com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Hoje, o município tem cerca de 500 pessoas em condições imunossuprimidas habilitadas a tomar a nova dose adicional, sendo que o paciente que estiver apto deve levar a carteirinha de vacinação, documento com foto e o atestado comprovando a imunossupressão.

Com relação aos demais grupos já contemplados, o município segue com a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos (3 doses) e de adultos com 18 anos ou mais (4 doses) em todas as Unidades de Saúde da cidade, de segunda a sexta, das 08h às 15 horas.

CRIANÇAS TÊM QUE TOMAR DUAS DOSES

Já a vacinação de crianças está dividida em diferentes locais para evitar perda de doses, sendo que crianças de 3 e 4 anos que tomaram Coronavac podem procurar as UBS do Campo Belo, Santa Ifigênia e São José para completar o esquema vacinal com 2 doses.

Já crianças de 5 a 11 anos que tomaram Pfizer contam com a vacina disponível de segunda e sexta-feira, na UBS do Campo Belo, às terças e quintas-feiras na UBS São José e toda quarta na UBS da Santa Ifigênia.

Por fim, as crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades devem ser imunizadas exclusivamente na UBS da Cohab II, com apresentação dos documentos necessários. Nos distritos, a vacinação está disponível, das 9h às 11h, toda quinta-feira, em Ribeiro dos Santos e toda sexta-feira, em Baguaçu. Mais informações:  bit.ly/VacinaCOVID.

CASOS DE COVID-19 CRESCENDO

A cada semana, o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde de Olímpia estampa números cada vez maiores de contaminados pela Covid-19. Desta vez, nos últimos sete dias (de 25 de novembro a 2 de dezembro), são 89 positivos. E agora com a volta de internados na Santa Casa de Misericórdia local.

Há quatro semanas, era apenas 1 caso positivo. Há três semanas saltou para 15, e na semana retrazada foram 45 positivos. Agora, na semana que passou o número subiu para 89 positivos com o aumento foi de 97,77%, quase 98%. Ou seja, quase 13 casos por dia.

As internações na Santa Casa haviam zerado nas semanas anteriores, sendo retomadas agora, infelizmente: na sexta-feira, 02, eram quatro internados (três na enfermaria e um na UTI).

TESTES NA UPA

Pessoas que tenham sintomas suspeitos de Covid podem procurar a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, a UPA. Os testes são gratuitos.

A melhor prevenção é manter o esquema vacinal em dia.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas