10 de abril | 2011

Conjuntivite cresce 74% em sete dias

Compartilhe:

Os casos de conjuntivite cresceram aproximadamente 74% no período de sete dias em Olímpia, segundo dados divulgados na tarde desta sexta-feira, dia 8, pela Secretaria Municipal de Saúde. Do sábado, dia 2, na tarde desta sexta, por volta das 15h30, o total de casos passou de 456 para 793.

A doença está atingindo fortemente todo o Estado de São Paulo e, segundo informações médicas, trata-se de um vírus extremamente contagioso e resistente.

De acordo com a Secretaria de  Saúde, por isso o Hospital do Olho continua atendendo casos suspeitos normalmente, recebendo muitas pessoas por dia. No início dessa semana, por exemplo, a média era de 90 registros por dia.

Também segundo as informações, o enterovírus Coxsackie A24 passou cerca de oito anos sem circular e não era registrado nessa proporção, no Estado, desde 2002.

Os especialistas afirmam que a população está mais expostas a esse vírus por causa do longo período sem contágio. Esse vírus tem muita resistência e pode manter atuante durante sete dias em um objeto usado por um paciente.

O tipo foi descoberto pelo Instituto Adolfo Lutz. Mesmo sem sintomas o portador pode passar o vírus. Os sintomas, no entanto, podem surgir repentinamente, como surge uma gripe.

Mas, por se tratar de vírus é uma doença de fácil transmissão e por isso as pessoas tem que evitar o máximo de contatos pessoais, procurando usar sempre objetos descartáveis, sem compartilhar os de uso pessoal com outras pessoas.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas