06 de setembro | 2011

Conferência escolhe 13 novos conselheiros municipais de Saúde

Compartilhe:

DA REDAÇÃO

E DO SITE CÂMARA
Aproximadamente 400 pessoas, segundo divulgado pela organização, participaram da 6ª Conferencia Municipal de Saúde e da formação do novo Conselho Municipal de Saúde, realizado na noite da quinta-feira da semana passada, dia 1º de setembro, no Centro de Convivência do Idoso, quando foram escolhidos os nomes de 13 novos conselheiros. Segundo a informação eles devem tomar posse ainda em setembro, para um mandato de dois anos, ou seja, atuarem no biênio 2012/2013.

Dos 13 eleitos, oito foram escolhidos pelos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde foram eles; Tarcisio Cândido de Aguiar, Claudinei Aparecido Queiroz, Flavio Vedovato Santos, Jaime Feliciano Lopes, Anderson Viana Dias dos Santos, Roberto Arruda, Marilda Varalda Mazer e Pedro Luiz Augusto.

Na escolha dos funcionários da saúde foram eleitos quatro representantes: José Roberto Fígaro, Ângela Aparecida Gil, Aparecida de Fátima Castro Zacharias, Pedro Montagnane.
Representando os prestadores de serviços de saúde, privados, conveniados ou sem fins lucrativos, foi eleita Sueli Aparecida de Carvalho.

A função do conselho municipal é discutir em reuniões mensais os temas da saúde pública do município até o consenso para ação da Secretaria Municipal da Saúde.

Inclusive, os conselheiros, principalmente da parte de usuários do SUS, podem contestar medidas e propor outras que se pretende ou mesmo foram adotadas.

No entanto, não é assim que ocorre, pois o conselho de saúde local tem se mostrado praticamente submisso ao governo, ou mero carimbador das decisões do governo.

Para muitos, a eleição dos chamados conselhos do governo, que teriam por preceito fiscalizar e contribuir para a melhoria das áreas de atuação, em Olímpia e em grande parte das cidades do Brasil acabam sendo órgãos meramente figurativos e, às vezes, até teatralizado.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas