13 de novembro | 2022

Como seria Olímpia sem o Thermas dos Laranjais?

Compartilhe:

SUSTENTABILIDADE!
Parque mais visitado da América Latina celebra 35 anos com evento e assinatura de Pacto Global.
A pergunta surgiu durante o evento no Thermas e serve de base para uma reflexão sobre a importância da entidade no desenvolvimento que o município alcançou com o turismo.

Benito Benatti cumprimenta o “Laranjito” abraçao a Jorge Noronha

Salão de Convenções ficou lotado no evento dos 35 anos do Thermas e assinatura do Pacto Global da ONU

A gerente geral mostrando todo o seu carinho com aquele que adotou como seu braço direito, junto com Jorge Noronha.

JOSÉ ANTÔNIO ARANTES – No momento em que o parque aquático mais visitado do Brasil e da América Latina chega aos seus 35 anos de existência, uma pergunta surge e não quer calar: como seria Olímpia se o visionário empresário Benito Benatti não tivesse sonhado com o futuro que é hoje e o tradutor de seus sonhos, o arquiteto Jorge Noronha, não tivesse transformado ideias em realidade, ou seja, se, juntos, não tivessem criado o Thermas dos Laranjais?

Uma cidade eminentemente agrícola? Uma cidade dormitório de São José do Rio Preto? Será que teríamos 55 mil habitantes e população flutuante de quase 30 mil? A reflexão é de cada um.

A pergunta principal foi feita pelo mestre de cerimônia Marcos Bittencourt (gestor comercial e de marketing do Thermas), no evento realizado na segunda-feira, 07, alusivo a data, antes de exibir um vídeo mostrando as várias etapas e principais atrações construídas ao longo dos últimos 35 anos. A questão, que leva a muitas reflexões sobre a importância do Thermas para o município, também foi ressaltada pelo prefeito Fernando Cunha quando falou sobre a data.

EVENTO LOTOU
SALÃO DE CONVENÇÕES

O Thermas dos Laranjais comemorou na segunda-feira (7) 35 anos de existência, reforçando os compromissos socioambientais que pautam sua história e conquistando mais um marco importante: é o primeiro parque aquático do Brasil a aderir ao Pacto Global da ONU, maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo.

A cerimônia de comemoração pelo aniversário de 35 anos e a adesão ao Pacto Global (que inclui ainda o compromisso do parque com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas) contou com homenagens para colaboradores, palestras e assinatura do documento pelo presidente do parque, Jorge Noronha.

O presidente do Thermas, arquiteto Jorge Noronha e a gerente geral, Débora Vicente, junto com o primeiro vice-presidente, Maurício Benatti e seu pai, o fundador do parque, Benito Benatti, receberam o prefeito Fernando Cunha que foi acompanhado de dois secretários, o chefe de Gabinete, Bruno Guzzo e a secretária da Educação, Maria Cláudia Vanti Luizon Padilha e, também, o presidente da Câmara, Zé Kokão e várias personalidades ligadas ao turismo local, além de diretores, conselheiros e funcionários do parque.

A solenidade foi iniciada com a explanação sobre o que representa o Pacto Global com a ONU, que foi seguida pelo ato de assinatura do documento oficial por parte do presidente Jorge Noronha, acompanhado do vice-presidente Maurício Benatti e do fundador do Thermas, Benito Benatti.

A seguir, foi iniciada a apresentação de um vídeo mostrando a cronologia das principais obras do Thermas desde a sua inauguração.

COMO SERIA OLÍMPIA HOJE
SE BENITO NÃO TIVESSE SONHADO
APROVEITAR AS ÁGUAS QUENTES
DO POÇO DA PETROBRÁS?

Depois o prefeito Fernando Cunha foi chamado para falar sobre o tema e destacou a visão do empresário Benito Benatti, conclamando os presentes a refletirem se ele não tivesse tido a ideia de utilizar as águas do poço da Petrobrás na década de 80, o que Olímpia seria hoje? Também destacou a importância dos prefeitos das décadas de 80 e 90 em que o Thermas contou com o apoio do município, além de ressaltar a doação do terreno por parte de Renato Augusto Costa Neves.

“Celebrar os 35 anos do Thermas dos Laranjais é um marco histórico para Olímpia e motivo de orgulho e aprendizado em ver que um sonho, quando bem planejado, pode ser tornar grandioso. O olhar visionário do Sr. Benito Benatti e de Jorge Noronha provaram isso diversas vezes e, hoje, o Thermas, que começou como pequeno clube para sócios se transformou em um dos parques mais visitados do mundo. É o principal atrativo de lazer da cidade, pioneiro do turismo, que fez Olímpia descobrir sua vocação econômica, pautado em uma trajetória de sucesso, sempre com inovações, e o grande responsável por ajudar o poder público a manter a cidade em pleno desenvolvimento, gerando emprego, renda e qualidade de vida”, disse o prefeito Fernando Cunha.

Cunha concluiu sua explanação dizendo que são empresários como Benito Benatti que determinam o crescimento das cidades, como foi o caso de Olímpia. Ao município cabe ordenar as coisas para que os empreendimentos possam surgir e garantir que as situações se desenvolvam de forma a solidificar as ações como as de Benito, garantindo que a cidade acompanhe o desenvolvimento com os equipamentos necessários, no caso do município, para receber seus milhões de turistas.

PRESIDENTE GARANTIU:
THERMAS NUNCA VAI PARAR DE CRESCER!

Na sequência, o arquiteto e presidente Jorge Noronha, emocionado, relembrou um pouco da história sua e de Benito e destacou principalmente a gratidão que nutre pelo empresário Benito Benatti, com quem iniciou uma relação de trabalho quando tinha 24 anos; depois de amizade; e mais adiante de filho, pois considera o fundador como seu pai, pela história que vivenciaram juntos desde o início das obras.

“Gostaria de agradecer ao sr. Benatti por me permitir participar desse sonho. Fazer parte da história do Thermas me ensinou muito. Foi e é a maior escola que já tive. Ainda temos muitas obras para serem feitas, nosso parque nunca vai parar de crescer, mas sempre caminhando com cautela, com um pé depois do outro. Sou grato a todos os nossos colaboradores e me sinto bastante privilegiado de fazer parte disso tudo”, concluiu o arquiteto e presidente do parque Jorge Noronha.

HISTÓRIA

Inaugurado em 7 de novembro de 1987, o Thermas dos Laranjais tem o começo da sua história datado desde muito antes, na década de 1950, quando Olímpia vivia o tempo do café. Foi nos anos 50 que a Petrobras, em busca de petróleo, encontrou outro bem precioso: o Aquífero Guarani, de onde emanava águas termais. Dessas águas, nasceu a possibilidade de construção de um clube (que mais tarde se tornaria parque aquático) com piscinas de águas quentes, uma novidade à época.

Em 1985, iniciam-se as obras de construção pelo visionário empresário Benito Benatti, fundador do parque, e por Jorge Noronha, arquiteto, principal projetista do parque e seu atual presidente. Dois anos depois, o Thermas dos Laranjais é inaugurado.

A chegada do parque mudou completamente a rota da cidade de Olímpia, transformando-a, décadas depois, em Estância Turística, atraindo na última década, importantes redes de hotéis e resorts e outros atrativos turísticos.

NOVIDADES

O Thermas conta atualmente com mais de 55 atrações, algumas inéditas no Brasil, como a Montanha-Russa Aquática, Pista de Surf Aquática, Surf 180º Aquática, Rio Selvagem (primeiro rio rápido em um parque aquático no mundo) e complexo de toboáguas Lendário.

O parque anunciou neste ano sua futura mega-atração. Com inauguração prevista para 2024, o novo brinquedo leva nome de Nações, homenagem ao idealizador e fundador do parque, o empresário Benito Benatti, brasileiro de descendência italiana.

Com investimento de R$ 60 milhões e previsto para ser inaugurado em 2024, o Nações será formado por dois super toboáguas, partindo de uma torre de 33 metros de altura. A descida será feita usando boias com até seis pessoas por vez.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas