20 de outubro | 2019

Comissão prorroga mais uma vez a decisão sobre eleição do Tutelar

Compartilhe:

A Comissão Especial E­leitoral constituída para escolha dos membros do Conselho Tutelar de Olím­pia prorrogou mais uma vez o prazo para decidir so­bre as denúncias de irregularidades e ilegalidades na realização da eleição ocorrida no dia 6 de outubro último.

Segundo o edital que foi publicado na edição de sexta-feira, 18, da imprensa oficial do município, a comissão teria se reunido no dia anterior, na sala e­xecutiva dos conselhos e “resolveu acolher as denúncias das condutas de violação das regras da cam­panha antes, durante e ou depois da campanha; inclusive no dia da votação”.

Embora a palavra acolher possa gerar dúvidas, dando a entender que as denúncias teriam sido jul­gadas procedentes, a segunda parte do edital, tam­bém não muito objetiva, complementa a informação dando conta de que será instaurado um procedimento administrativo com base na legislação (mas não especifica para quê, apenas cita artigos e leis), com prazo de 15 dias para conclusão do tal procedimento.

Portanto, a população de Olímpia, só vai ficar sabendo se a eleição mais bizarra da história do Conselho em Olímpia vai ser anulada ou não, pela via administrativa, no mês de novembro.

O edital é assinado por Jaqueline Leva Cardoso Me­nendes (Representante do Poder Público) Bel­miro Jesus Cristofoli (Representante da Sociedade Civil) Ana Carolina Fer­raz Mar­condes (Representante do Poder Público) e Ma­rilisa Carvalho P. Curiel (Re­presentante da Sociedade Civil).

A ELEIÇÃO

Como se recorda, numa eleição conturbada, cheia de acusações de irregularidades estampadas no Fa­cebook, o Conselho Tutelar de Olímpia que deverá representar as crianças e a­dolescentes de 2020 até 2023, teve como resultado ainda não oficial os seguintes resultados:

Primeiro lugar, Cíntia Ba­lieiro, com 563 votos; em segundo, Lucimara Batista, 457 votos; 3º, Marilene Bau, 376 votos; 4º, Rosân­gela Salomão, 375 votos; em 5º, Daniel Garcia, 363 votos.

Ficaram na suplência, em 6º, Ana Rita de Souza – 299 votos; em 7º, Patrícia Cezário – 292 votos; em 8º, Márcia Montanhini – 281 votos; em 9º, Gabri­elle Pimenta – 175 votos; em 10º Vanessa Monta­nha­ni – 160 votos.

A votação aconteceu entre 08 e 17 horas do dia 06 de outubro na E.E. Dona Anita Costa e nos distritos de Ribeiro de Santos e Baguaçu os eleitores votaram nos Núcleos Assisten­ciais.

O resultado da apuração, que aconteceu na escola Anita Costa, saiu às 22h10, do mesmo dia. No total, 4.775 pessoas, mais de 10% do total de eleitores de Olímpia, 41.477 eleitores, número superior a 64% em relação à eleição anterior (2.898 eleitores), compareceram para votar nas 14 urnas do Anita Costa e uma em cada distrito e escolher seu candidato entre 30 concorrentes.

Não se descarta, entre os candidatos que se sentiram prejudicados até a ida à justiça para impugnar principalmente os candidatos que estão sendo acusados de terem tido apoio direto de secretários de governo e de vereadores.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas