29 de abril | 2007

Comissão pretende cerca de 50 grupos no 43.º Fefol

Compartilhe:

 

 O 43.º Festival do Folclore (Fefol) que será aberto oficialmente na noite do sábado, dia quatro de agosto, deverá ter as apresentações de aproximadamente 50 grupos representando todos os estados brasileiros. A expectativa foi informada na terça-feira (24) pelo diretor do Instituto Brasileiro de Cultura Popular (IBCP), Vivaldo Mendes (foto), durante entrevista coletiva na sede da Associação Comercial e Industrial de Olímpia (ACIO). Entretanto, se a projeção de contratação de grupos é menor que a anunciada em 2006 um mês antes do início do 42.º Fefol, quando a comissão previa a vida de quase 60 grupos, total que acabou não sendo confirmado, há, por outro lado, vontade de pelo menos trazer representantes de todos os estados brasileiros.

"Estamos trabalhando em torno de 50 grupos. A idéia é aumentar o número de estados. Tínhamos estados que ficavam muito concentrados, então a gente vai aumentar um pouco o número de estados. No ano passado tivemos 11 estados apresentando o folclore e este ano a gente está querendo aumentar este número", disse.

A idéia da comissão para este ano é reforçar a importância do palco alternativo, prática iniciada há dois anos e que neste passará a ter uma programação oficial: "para aquele público que às vezes não tem a oportunidade de ver e prefere ficar lá em cima, então ele vai ter uma alternativa de assistir os grupos naquele ambiente, naquele espaço lá", diz Mendes.

No ano passado havia um palco no mesmo local, porém, sem a estrutura necessária e programação efetiva: "Alguns grupos iam lá e faziam uma pequena passagem e que já tinham se apresentado no palco principal. A idéia é que o grupo que se apresenta no palco A não se apresente no palco B no mesmo dia, vai fazer a apresentação dele no A e o outro no B, fazendo um rodízio. Têm grupos que ficam a semana inteira e outros ficam três dias, então ele vai ter a possibilidade de apresentar nos dois palcos", explica.

Mas a regra, de acordo com Vivaldo, não será aplicada para os grupos que vieram para apenas um dia do festival: "Aquele que venha um dia só fica mais difícil de fazer nos dois palcos".

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas