19 de novembro | 2017

Comerciante diz no rádio que não aguenta mais conviver com a água suja da torneira no centro

Compartilhe:

O comerciante Luiz Car­los de Souza (foto), que reside na rua Washington Luiz, no centro de Olím­pia, afirmou em desabafo em vídeo gravado que não aguenta mais conviver com a difícil situação que tem convivido ao longo dos últimos anos, com as torneiras de sua casa jorrando água suja, de cor achocolatada e imprópria para o uso cotidiano.

A manifestação de Souza foi transmitida no programa “Cidade em Destaque”, pela rádio Cidade (98,7 Mhz), e em “Live” pelo Facebook, do jornalista José Antônio Aran­tes, que, entre 11 e 12 horas, de segunda a sexta-feira, traz notícias, comentários e reflexões sobre temas diversos.

O comerciante se diz insatisfeito por não ver perspectiva de que seu problema seja resolvido, já que tem acompanhado as últimas declarações do prefeito Fernando Augusto Cunha que tem anunciado reforma da praça e do Fórum que para ele é muito menos importante do que o problema da água.

Inclusive, destaca a inércia dos vereadores de Olímpia que não fiscalizam e parecem que não estão nem aí com a situação que atravessa o município, enfatizando ainda que, diante de tudo isso, o Ministério Público fica inerte esperando que as pessoas denunciem para tomar alguma providência.

OUTRO LADO

O jornalista solicitou, ao vivo, uma manifestação do atual governo sobre o assunto e a assessoria de imprensa encaminhou um comunicado com os seguintes dizeres:

“A Daemo Ambiental esclarece que, referente às reclamações de água suja na torneira, a autarquia tem realizado, de forma gradativa, diversas manutenções no registro de abastecimento e reparos na rede para melhora no aspecto da água.

Também estão sendo feitas intervenções substituindo as redes mais antigas por novas, principalmente em locais com maiores incidências de vazamento.

Em relação ao abastecimento, cabe ressaltar que o sistema é arcaico, não evoluiu com o crescimento da cidade e deixa o município sob o risco de restrição ao abastecimento, principalmente, no período da seca.

Para solucionar esse problema, a Daemo, em parceria com o novo governo, tem tomado as providências para a perfuração de dois poços profundos, com captação do Aquí­fero Guarani, um poço do Aquífero Bauru e contratando uma empresa para fazer o aprofunda­men­to de três poços já existentes, investimentos que ultrapassam R$ 20 milhões”.

Daemo inicia processo de reestruturação de poços

Da redação e assessoria

A Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente – Daemo Ambiental publicou na quinta-feira desta semana, 16, no Diário Oficial Eletrônico (DOE), a Tomada de Preço número 01/2017, que consiste na contratação de empresa para a prestação de serviços de aprofun­damento de três poços e mais a perfuração de um poço profundo. O objetivo é a melhoria e a garantia do sistema de abastecimento de água na região leste do município.

De acordo com o superintendente da autarquia, José Augusto Gianotto, Guto, essa é a primeira etapa de medidas anti-racionamento. “Vamos fazer o aprofundamento dos poços na Cohab II, CDHU III e Vida Nova Olímpia. Além disso, vamos perfurar um poço nas adjacên­cias do Viva Olímpia para suprir as necessidades hídricas e de vazão dos bairros da região”, afirmou.

A abertura dos envelopes será no dia 1º de dezembro, às 10 horas, na sede da Daemo Ambi­ental. Após esse processo, dentro de 20 dias, será divulgada a empresa vencedora. “Acredito que no início de janeiro daremos início às obras”, disse Guto Gianotto.

Depois desta obra será realizada uma segunda etapa, onde serão realizadas as obras para reser­vação. “Vamos ampliar a capacidade de reserva da água e aumentar a vazão dos poços. Vamos analisar qual a situação dos poços, alguns teremos que ampliar e outros teremos que trocar, mas isso será uma segunda fase”, contou o superintendente.

“Com essas medidas, em 2018 estaremos preparados para a seca e, provavelmente, não teremos que adotar o racionamento, como neste ano. Por isso estamos estruturando os nossos poços para atender a toda população”, finalizou Guto.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas