25 de agosto | 2011

Comemoração do Dia do Folclore tem apenas lançamento de Ponto de Cultura

Compartilhe:


Da assessoria

A comemoração do Dia do Folclore em Olímpia, data que é celebrada oficialmente em 22 de agosto, teve apenas o lançamento de um Ponto de Cultura, projeto obtido junto ao Ministério da Cultura. A abertura ocorreu na noite da segunda-feira, dia 22, no Museu de História e Folclore Maria Olímpia.

O evento contou com participação dos grupos folclóricos Guerreiros de Aruanda e Coral Sertanejo Seguidores do Professor José Sant’Anna e dos grupos parafolclóricos Godap (Grupo Olimpiense de Danças e Apresentações Parafolclóricas) e Anástasis.

O Ponto de Cultura é a ação principal de um programa do Ministério da Cultura chamado Cultura Viva, concebido como uma rede orgânica de gestão, agitação e criação cultural.

No entanto, em alguns casos, pode ser a adequação do espaço físico, em outros, a compra de equipamentos ou, como a maioria, a realização de cursos, oficinas culturais e produção contínua de linguagens artísticas, como por exemplo, músicas, danças, teatro, cinema e capoeira, entre outras atividades.

Os projetos selecionados funcionam como instrumentos de pulsão e articulação das ações já existentes nas comunidades, contribuindo para a inclusão social e construção da cidadania, por meio da geração de emprego e renda ou através do fortalecimento das identidades culturais.

?

Segundo o secretário de Cultura Beto Puttini, com o recurso do Ponto de Cultura será possível a realização de diversas Oficinas Culturais, de acessos gratuitos em vários pontos da cidade. "Além disso, vamos promover a difusão cultural com a chamada Cultura na Rua, levando uma vez por mês apresentações culturais para diferentes bairros do município", disse.

?

Puttini também revelou que foi apresentado um projeto junto a Petrobrás para a construção de um Anexo II no Museu e lembrou que a prefeitura conseguiu posse provisória do prédio da antiga Fepasa. "Às vezes as pessoas nos perguntam o que a prefeitura pretende fazer com aquele local, mas poucos sabem que aquele prédio pertence à União, e somente após conseguirmos a escritura definitiva do local é que poderemos pleitear verbas para as devidas melhorias", explicou, revelando que já existe um projeto para a área. "Vamos transformar aquele local em um Espaço Cultural e Turístico, onde os grupos folclóricos e parafolclóricos cadastrados poderão utilizar para ensaios e apresentações", acrescentou.

BURACÃO DA AVENIDA BRASIL

Além da reforma, será construída uma praça de alimentação "onde a família olimpiense e os turistas que nos visitam terão a oportunidade de conhecer e aprender com a cultura brasileira".

"Já estamos viabilizando juntamente com o prefeito Geninho uma emenda com o deputado federal Rodrigo Garcia para transformarmos o ‘buracão’ da avenida Brasil em um local multiuso, com a construção de arquibancadas e camarotes em seus barrancos e nova pavimentação. Este local poderá ser utilizado para os desfiles do Festival de Folclore, Festa do Peão, Carnaval, e feiras livres com artesanato, hortifrutigranjeiros nos finais de semana. Tudo isso faz parte de um grande planejamento para revitalizarmos o centro antigo", acrescentou.

INSCRIÇÕES

As inscrições para as oficinas do Ponto de Cultura podem ser feitas no Museu de História e Folclore (rua David de Oliveira, nº 420, centro) e na Casa de Cultura (rua São João, 942, centro). As atividades incluem música, dança e artesanato. As aulas serão ministradas no Museu, na Casa de Cultura e no Recinto do Folclore. As vagas são limitadas.

VEJA PROGRAMAÇÃO

Oficinas de Música: Flauta, Viola e Violão – Casa de Cultura

Oficinas de Brinquedos e brincadeiras folclóricas – Museu de História e Folclore

Oficina de Artesanato – Museu de História e Folclore

Oficina de Capoeira, Maculelê e Puxada de rede – Recinto do Folclore e sede do Ponto de Cultura (próximo ao Museu)

Todos os meses de forma itinerante: Cultura na Rua – Bairros da cidade.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas