19 de maio | 2011

Com 493 novos empregos Olímpia ganha uma posição no ranking regional

Compartilhe:
  
Com a recuperação provavelmente em razão do início da moagem da cana-de-açúcar-queda, que propiciou 493 novos postos de trabalho, o município de Olímpia ganhou uma posição no ranking regional de empregos com carteira assinada. Já no ranking estadual subiu 25 posições, passando do 79.º lugar para ser o 54.º colocado.


De acordo com a informação divulgada nesta semana, o município subiu da sétima colocação que ocupava em março, para o sexto lugar. No entanto, ainda está longe de chegar à posição do mês de fevereiro, quando foi o segundo maior gerado de empregos.

Em abril, segundo dados do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), órgão vinculado ao Ministério do Emprego e Trabalho (MTE), no período foram 1.036 admissões e 543 demissões, que resultaram no saldo positivo de 493 novos postos de trabalho, ou seja, 330 a mais que no mês anterior.

Além de melhorar consideravelmente em relação ao mês de março, o resultado é superior também ao verificado em fevereiro, quando foram 618 admissões e 366 demissões, deixando um saldo de 252 novas vagas.

Com esse resultado obtido por Olímpia, o município é superado por José Bonifácio (885), Bebedouro (735), Rio Preto (664), Monte Aprazível (567) e Novo Horizonte (494).

SITUAÇÃO REGIONAL
De acordo com informação divulgada nesta quarta-feira, dia 18, pelo jornal Diário da Região, a cada 100 novos empregos com carteira assinada gerados no mês de abril em todo o País, pelo menos dois foram em uma das 32 cidades do Noroeste paulista.

A região, segundo o levantamento divulgado, com base em informações divulgadas pelo Caged, respondeu por 2,18% das vagas geradas no Brasil no período, o que representa a abertura de 5.923 vagas.  O resultado nacional foi um saldo de 272.225 empregos formais.

O saldo regional em abril é 197% maior que o de março, quando foram gerados 1.993 empregos. Entretanto, o resultado é 11,8% inferior ao de abril do ano passado, quando foram registrados 6.732 novos postos de trabalho.

Nas cidades com melhor desempenho na região, o setor agropecuário foi o grande responsável pelo resultado positivo. Mas há informações dando conta de que o movimento de contratações no segmento sucroenergético – maior responsável pelos números de abril – ainda não se esgotou.

NOVAS VAGAS PODEM SURGIR
De acordo com o jornal, a diretora-presidente da Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Energia (Biocana), Leila Alencar Monteiro de Souza, as usinas do Noroeste paulista abriram mais de 2,5 mil novos postos para todas as áreas de trabalho, principalmente para os profissionais das frentes mecanizadas.

Ainda há vagas para motorista, tratorista, operador de colheitadeira, mecânico, eletricista, soldador e outros cargos ligados à área de manutenção e operação automotivas.

Segundo o representante da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) em Ribeirão Preto, Sérgio Prado, esse movimento positivo tem acontecido todos os anos em função do início da safra.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas