21 de abril | 2013

Com 157 casos Saúde admite epidemia de dengue em Olímpia

Compartilhe:

Da redação e assessoria

Com 157 casos confirmados até na quinta-feira desta semana, dia 18, e como já havia previsto dias antes, a Secretaria Municipal de Saúde admite que uma epidemia de dengue, doença transmitida pelo mosquito aedes-aegypti adulto e contaminado, já está instalada em Olímpia. Pelo menos é isso que se pode depreender de uma nota postada nesta sexta-feira, dia 19, no endereço eletrônico da Prefeitura Municipal.

Por outro lado, considerando que até na tarde da terça-feira dia 16, já eram l22 casos positivos, com os números atuais chega-se à conclusão de que foram regis­trados 35 novos casos em apenas dois desta semana, quarta e quinta-feira.

Para chegar à conclusão de situação epidêmica, foi considerada a norma do Ministério da Saúde de 300 casos para 100 mil habitantes: “Pelo cálculo de percentual, 150 casos positivos seriam proporcionais aos 50 mil habitantes da cidade”.

Até em razão disso, a Secretaria continua com um trabalho intensivo de controle da doença, uma situação que considera delicada, pois grande parte da população ainda é negligente e propicia situações favoráveis ao mosquito transmissor em suas casas, mesmo após a realização dos arrastões e conscientização em toda cidade.

Além disso, também existe uma grande circulação de pessoas de um município para o outro, num momento que toda região está em transmissão. “Temos estudantes de Olímpia que viajam todos os dias para Rio Preto, cidade com epidemia e um grande número de casos. Estudantes de Severínia, por exemplo, que também está em estado de epidemia, que vêm para Olím­pia estudar, então estamos numa área de contaminação. No momento a situação está sob controle, ou seja, todas as ações necessárias estão sendo realizadas”, diz a secretaria de saúde Silvia Elizabeth Forti Storti (foto).

De acordo com a informação divulgada, a Secretaria de Saúde, em parceria com a de Obras, disponibiliza uma carreta somente para recolher criadouros retirados das residências.

Consta que também foram ampliadas as atividades de campo aos sábados e após as 17 horas. A equipe com a participação efetiva dos agentes comunitários de saúde nas unidades de saúde da família foi reforçada e contratado mais 15 agentes de controle de endemias para reforçar as ações.

A Secretaria ainda solicitou aos profissionais dos serviços médicos privados a notificação e encaminhamento dos casos suspeitos às unidades públicas de saúde para que os dados sejam atualizados.

“Apesar de todos os esforços, a Secretaria da Saúde pede a parceria e colaboração de toda população, comércio e empresas no combate e controle da dengue. O número de casos positivos vem crescendo nas duas últimas semanas. Porém, acreditamos que é um bom resultado diante de toda situação de epidemia que a região vem passando”, disse a secretária.

“O combate tem que continuar! Esta causa é coletiva. O compromisso é de todos nós! Faça sua parte, verifique sua residência, cuide de seu quintal, você também é responsável”, finaliza a informação da assessoria de imprensa.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas