15 de agosto | 2024

Colunista social é condenado a indenizar Geninho

Compartilhe:

Decisão judicial envolve comentário em rede social sobre recursos para aeroporto em Olímpia.

Walter Aparecido da Silva, colunista social e pré-candidato a vereador pelo grupo do prefeito, conhecido como “Waltinho na Balada”, foi condenado pela Justiça de Olímpia a pagar R$ 7.000 de indenização ao pré-candidato a prefeito, Eugenio José Zuliani, conhecido como Geninho Zuliani. A condenação se deu por danos morais após Walter postar um comentário considerado ofensivo em uma rede social.

O comentário, feito em 7 de janeiro de 2024, sugeria que Geninho teria roubado um avião relacionado ao futuro Aeroporto Internacional de Olímpia, antes mesmo de sua construção. A publicação foi feita em resposta a uma charge do jornal O Estado de São Paulo, que tratava do valor destinado ao projeto do aeroporto. Embora o comentário tenha sido apagado pouco depois, ele já havia sido amplamente compartilhado em grupos de WhatsApp.

Geninho moveu a ação judicial alegando que o comentário de Walter visava manchar sua honra, especialmente em um período pré-eleitoral. Walter, por sua vez, argumentou que o comentário era uma sátira e que, como figura pública, Geninho deveria estar acostumado a críticas. No entanto, o juiz entendeu que o comentário ultrapassou os limites da liberdade de expressão, configurando uma ofensa.

A decisão, proferida em 14 de agosto de 2024, também negou o pedido de Geninho para proibir Walter de fazer novos comentários ofensivos no futuro, argumentando que a lei já protege a honra e a imagem das pessoas. Walter foi beneficiado pela gratuidade judiciária e não foi condenado ao pagamento de custas processuais ou honorários advocatícios.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas