17 de março | 2014

Coleta de Lixo sofre reajuste de aproximadamente 6%

Compartilhe:

A Taxa de Coleta de Lixo, que já causou grande impacto no bolso do contribuinte da Prefeitura Municipal de Olímpia, será reajustada mais uma vez, desta feita pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que é calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A informação foi passada pelo secretário municipal de Finanças, Cleber José Cizoto, na manhã da sexta-feira, dia 14.

“A taxa de lixo, que é o que a Prefeitura efetivamente gasta pra coletar o lixo e rateia entre a população, ela também não teve aumento. O que foi feito foi a correção pela inflação”, explicou o secretário. Essa taxa integra o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de cada contribuinte.

De acordo com ele, a taxa é calculada à base de R$ 1,42 por metro quadrado do imóvel de cada contribuinte, calculado sobe o total que a Prefeitura Municipal gasta com a prestação do serviço durante o ano. “A previsão é que esse gasto chegue a R$ 4 milhões em 2014”, relatou.

Já a Taxa de Prevenção Incêndio, também cobrada no mesmo carnê, cuja arrecadação, conforme explicação do secretário é totalmente administrada pelo Grupamento do Corpo de Bombeiros de Olímpia, não será reajustada para 2014. “Essa taxa não sofreu alteração. É o mesmo valor que foi pago no ano passado”.

Por outro lado, ainda não há previsão para o início da entrega dos carnês do IPTU. A distribuição, assim como a confecção dos mesmos, neste ano foi terceirizada para o Banco do Brasil S/A e estão sendo confeccionados no estado do Paraná.

No entanto, também segundo a informação do secretário, a expectativa é de começar a distribuição nos próximos dias, porque os carteiros voltaram da greve da categoria apenas na sexta-feira, dia 14.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas