17 de janeiro | 2016

Cirurgia de “Barriga D’água” de Nilton Martinez chega a quase 30 mil visualizações na internet

Compartilhe:

A cirurgia foi realizada em meados de 2014 e foi publicada na internet poucos meses depois, atingindo agora este número de visualizações que é considerado elevado em se tratando de um procedimento médico específico.

Em sua página do Youtube, o editor desta Folha explica que: “Este vídeo retrata uma cirurgia realizada pelo médico de Olímpia – SP, Nilton Roberto Martines, no centro cirúrgico da Santa Casa da cidade, em paciente jovem com infecção portal por esquistossomose (desconexão ázigo-portal e explectomia) que também sempre gera curiosidade no meio médico, pois esta doença (popularmente conhecida como barriga d’água) já está erradicada há muitos anos no Estado de São Paulo e o cirurgião acaba realizando em Olímpia por causa do grande número de migrantes que aqui aportam em razão da colheita da cana, oriundos da região nordeste do país onde ainda prolifera a doença. As imagens e a edição do vídeo foram realizadas pelo cinegrafista Edson Magro, da Top Vídeo Produções Artísticas.”

No site, esta semana também, foi postado o comentário de Fernando Rabelo: “Fiquei com uma dúvida: na técnica usada, a ligadura foi totalmente superficial à serosa gástrica e muscular do esôfago ou houve rafia transmural com ligadura de vasos do plexo submucoso? Guang-quan Zong, um chinês, publicou um artigo no Journal of Surgical Research explicando técnica bem parecida com a exibida no vídeo, só que ele refere uma sutura de plano total esofágica por pontos separados em zig-zag, no intuito de ocluir o plexo vascular submucoso e ao mesmo tempo evitar a estenose. Parabéns pelo vídeo!”.

Nilton Martines respondeu para o internauta com os seguintes dizeres: “A técnica é superficial para não se ter perigo de fístulas. Como se pode ver, com a ligadura da veia gástrica esquerda e esqueletização da grande curvatura e pequena curvatura do estômago junto com a do esôfago, desaparecem as varizes esofágicas e não se corre o risco de fistulizações. Nilton Martines”.

CAMPEÃO DE VISUALIZAÇÕES
O campeão de visualizações, no entanto, é um vídeo de uma entrevista gravada pelo repórter Silvio Facetto com o cantor Rafael Munhoz Pinheiro, da dupla sertaneja Munhoz & Mariano, quando este anunciou, no dia 06 de junho de 2012, que iria morar em Olímpia e fez um resumo da história da carreira deles.

O canal do YouTube do editor desta Folha, José Antônio Arantes, onde estão postados todo os vídeos editados pela Folha da Região (mais de uma centena), mostra que o primeiro deles foi há aproximadamente oito anos atrás e apresenta Arantes e Willian Antônio Zanolli, devidamente caracterizados, declamando o poema “No Caminho com Maiakóvski”, do poeta Eduardo Alves da Costa, que era hino da época da ditadura, para protestar contra a atitude ditatorial do, à época prefeito de Olímpia, Luiz Fernando Carneiro, que agrediu o funcionário do jornal, Silvio Facetto, e tomou a fita cassete de seu gravador.


O terceiro colocado, atrás da cirurgia de “Barriga D’água” de Martinez é outro vídeo de uma cirurgia realizada pelo filho de Nilton, Fábio Martines, com praticamente 17 mil visualizações. E outra, as duas mostrando cirurgias, a última por Nilton e Fábio, com quase 12 mil, com suturas de corações esfaqueados.

 

Um acidente com um Fox e um bitrem vem a seguir com quase 9 mil visualizações, seguidos de reportagens sobre os Festivais do Folclore, carnavais e outros eventos que foram filmados por esta Folha ao longo dos últimos oito anos.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas