13 de agosto | 2007

Cinco grupos não ficaram até final do 43.º Festival

Compartilhe:

 

Embora não tenha sido confirmado oficialmente pela direção do Instituto Brasileiro de Cultura Popular (IBCP), responsável pela contratação dos grupos, pelo menos até o final da tarde de ontem, o fato é que cinco grupos folclóricos e parafolclóricos deixaram a cidade de Olímpia antes do encerramento do 43.º Festival do Folclore (Fefol).

Por outro lado, embora não tenha sido confirmado pela diretoria do IBCP, também o Grupo Folclórico Banda de Congo Panela de Barro Goiabeiras Velha, de Vitória, Espírito Santo, pode ser um desfalque, tanto para a apresentação deste sábado no palco B do recinto, quanto do desfile de encerramento amanhã.

"Eles pediram para se ausentarem porque têm que voltar para os compromissos e não daria tempo Então, já adianto que possivelmente não deverá se apresentar no sábado", afirmou à reportagem desta Folha o vice-presidente do IBCP, Vivaldo Mendes.

A Sociedade Folclórica Bumba Boi de Morros, São Luiz do Maranhão, foi o primeiro grupo a deixar a cidade de Olímpia, isto na terça-feira (07), logo em seguida à apresentação que fizeram no palco A. Na quarta-feira (08) houve as despedidas do parafolclórico Grupo de Tradições Amazônicas Mapinguari, de Belém, Pará.

Também na quarta-feira se despediram os folclóricos Batalhão de Bacamarteiros, de Carmópolis, e a Associação Folclórica de Lagarto, que abriga os Grupos Folclóricos Parafusos, Taieira, Batalhão São João e Samba de Coco, todos do Estado de Sergipe.

Já o Centro de Tradições Gaúchas Rancho Velho, de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, deixou a cidade de Olímpia na noite de ontem, sexta-feira (10), logo depois de se apresentarem no palco B do Recinto.

Os gaúchos estavam programados para apresentações em todo o final de semana, inclusive, amanhã, domingo (12), no desfile de encerramento que deve começar às oito horas defronte a câmara municipal de Olímpia.

De acordo com a informação passada para a reportagem desta Folha por volta do meio dia desta sexta-feira, pelo coordenador do grupo, Gerson Borba, dois integrantes do grupo que têm compromissos de trabalho na segunda-feira (12), logo pela manhã, teriam que viajar sozinhos nesta sexta-feira e por consenso de todos foi resolvido que o grupo embarcaria logo depois da apresentação de ontem, que aconteceu por volta das 22 horas.

 

Substitutos

No caso dos grupos que foram embora até na quarta-feira, de acordo com Vivaldo Mendes já era uma situação acordada anteriormente e ele seriam substituídos, por exemplo, pelos grupos Manifestação Folclórica Boi Faceiro, de São Caetano de Odvelas, Pará, e Grupo de Cultura Popular do Maranhão Boi de Palha, de São Luís, Maranhão. "Já estava previsto para haver uma renovação", explicou.

Entretanto, os que não vieram surpreenderam: "Infelizmente deixamos de ter a permanência desses grupos que seriam substituídos por esses que deixaram de vir".

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas