08 de fevereiro | 2009

Cetesb já foi informada sobre o novo local do “bostódromo”

Compartilhe:

 

 A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), órgão vinculado à Secretária de Estado do Meio Ambiente, já foi informada da mudança de local para a construção das lagoas de tratamento de esgoto do município de Olímpia, projeto que ficou conhecido por "bostódromo". A informação é do secretário de Obras e Serviços Urbanos Gilberto Tonelli Cunha (foto).

"Nós tivemos uma reunião essa semana com o gerente regional da Cetesb, de Barretos, e ficou definido que a lagoa não vai ser no local que está definido. Ela vai ser após a rodovia Assis Chateaubriand, em terreno que estamos estudando", afirmou Cunha.

De acordo com ele, na tarde da quarta-feira desta semana, 04/02, o gerente regional da Cetesb, de Barretos, engenheiro Davi Faleiros, esteve na prefeitura para cobrar a conclusão do projeto aprovado anteriormente, que prevê as lagoas ao lado do Parque Aquático Thermas dos Laranjais.

Porém, depois de uma reunião com Faleiros, da qual participou Tonelli, o prefeito Eugênio José Zuliani, o secretário de Planejamento, Amaury Hernandes e advogados da prefeitura, ficou definida a alteração do projeto e também a comunicação ao Ministério Público, com quem a prefeitura firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), cujo prazo venceu no ano de 2006.

"O prefeito não quer a obra ao lado do Thermas e conseguiu convencer o representante da Cetesb a aceitar um novo projeto, que já foi autorizado pelo prefeito, com prazo de entrega para o final do mês de março", afirmou Cunha durante uma entrevista a uma das emissoras de rádio da cidade. "Vamos começar do zero, já que todas as variantes do projeto mudam com essa determinação, não o custo, mas o bombeamento do esgoto para quilômetros além do ponto original de construção das lagoas", acrescentou.

No entanto, ressalta que o projeto já avançou bastante, pois, se considerado o local da lagoa estipulado anteriormente, os emissários já estão próximo do local do tratamento, faltando fazer a estação elevatória para bombeamento e construir as lagoas. "A etapa final", asseverou.

Custo

A alteração do projeto, explicou Cunha, embora ainda não se possa falar em valores, traz aumento de custo para a concretização da obra, mas apenas nos casos da tubulação, que será acrescida em aproximadamente dois quilômetros e, no dimensionamento da estação elevatória que, por se tratar de uma distância maior, terá que ser aumentada em seu potencial de bombeamento.

Mas essa questão não estaria preocupando a administração que, segundo Cunha, tem duas possibilidades de recursos. O PAC do Governo Federal e, também, o Projeto Água Limpa, que agora contempla cidades até 50 mil habitantes. Estamos muito confiantes", diz.

De acordo com Cunha, o anteprojeto deve ser entregue no início de março. "Já vamos encaminhar todos os pedidos de licenças ambientais, que é a parte mais demorada, na Secretaria do Meio Ambiente. Nossa meta é até 2010 estar com o esgoto tratado", afirmou.

Mesmo o TAC com o Ministério Público é visto como problema. Cunha acredita que essa questão será facilitada pelo aceite da Cetesb da alteração do projeto: "Desde que haja o aceite da Cetesb, que é o órgão fiscalizador, deve ser feito um novo Termo de Ajuste de Conduta", finalizou.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas