09 de maio | 2010

Cervo que atacou tratador teria dois anos e sete meses de vida

Compartilhe:

O cervo nobre, animal exótico de grande porte que, pelo menos habitava o mini-zoológico do Parque Aquático Thermas dos Laranjais, teria dois anos e sete meses de vida, segundo informação de pessoas ligadas ao clube. As informações mais técnicas encontras por esta Folha, são que o animal pode ter ficado estressado por que estaria em período de acasalamento da espécie.

De acordo com essas fontes, o exemplar veio de um criatório da Fazenda Serra Azul, no município de Quirinópolis, Estado de Goiás, com poucos dias de vida e já pesaria em torno de 120 quilos.
Dentre outras características que a reportagem conseguiu obter, uma elas que ele tem em  torno de 1,2 metro de altura sem considerar a galhada, que já atingiria cerca de 90 centímetros e 2,10 metros de comprimento.

Por outro lado, de acordo com informações obtidas no site da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, postadas em nome da bióloga Mara Cristina Marques, responsável pelo Setor de Mamíferos, o cervo nobre pode viver aproximadamente 22 anos.

Os cervos nobres pertencem a Ordem Artiodactyla (que significa “animais que possuem dois dedos”). Distribuem-se naturalmente pela Ásia, Europa e América do Norte. Quando adultos pesam até 340 quilos chegam a medir 2,65 metros de comprimento mais a cauda de aproximadamente 30cm.

Sua coloração varia de acordo com a estação do ano, idade e sexo. Os filhotes apresentam manchas brancas que vão desaparecendo a medida que o animal vai crescendo. Os adultos apresentam coloração amarronzada com a parte superior mais clara.Ocupam grande variedade de habitats, como florestas, campos e montanhas.

Apresentam hábitos diurnos e são sociáveis. Fora da época reprodutiva os grupos são formados por até 07 indivíduos, onde o macho dominante é sempre o mais velho e o mais forte. A disputa da hierarquia com o macho dominante, ocorre entre 7 e 10 anos de idade, com lutas freqüentes, marcação de território e vocalização. Somente machos possuem chifres, que caem todos os anos, reaparecendo na primavera, a partir do segundo ano de vida.

Todos os anos os chifres nascem mais ramificados, até o animal atingir a maturidade sexual, quando então se estabilizam. O período de gestação é de aproximadamente 230 dias, com o nascimento de apenas um filhote, que pesa ao nascer aproximadamente 18kg. Assim que nascem, ficam em pé para mamar e acompanhar o grupo. Mamam até os 07 meses, quando começam a se alimentar com a mesma alimentação dos adultos.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas