31 de março | 2009

Celebração de missa marca início da safra na Usina Cruz Alta de Olímpia

Compartilhe:

Uma missa celebrada na manhã da segunda-feira, dia 30, pelo frei Flaerdi Valvassori, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, marcou o início da safra da cana-de-açúcar 2009/2010, na Usina Cruz Alta de Olímpia, que pertence à empresa Açúcar Guarani.

A previsão é de aumento da quantidade de cana moída e da produção, principalmente de açúcar. No entanto, a moagem propriamente dita, acontece a partir da quarta-feira, dia 1.º de abril.

A previsão era para todas as unidades da Açúcar Guarani, formada por cinco plantas industriais no Brasil – região noroeste do Estado de São Paulo – e uma em Moçambique, no continente Africano, era para iniciar a moagem a partir da quarta-feira, dia 1.º de abril, com a entrada em operação das unidades Cruz Alta, Severínia e Tanabi. Já as unidades São José e Andrade iniciam apenas no dia 20.

De acordo com o gerente comercial da Açúcar Guarani, Paulo José Mendes Passos, a moagem nesta safra será de 14,8 milhões de toneladas de cana, contra 14,4 milhões na safra passada. “O crescimento é fruto da continuidade de alguns investimentos e de pequeno aumento da moagem nas unidades Tanabi e São José”, informa.

Segundo a empresa, a produção também será maior, com destaque para o açúcar. Serão produzidos 1,204 milhão de toneladas, contra 1,154 milhão de toneladas na safra anterior. A produção de álcool será de 506 milhões de litros contra 496 milhões de litros produzidos na safra passada.

Passos prevê que esse ano será melhor para a produção de açúcar, já que está se entrando em um ciclo de déficit, depois de três safras de superávit. “O consumo maior e a menor produção são fatores que devem melhorar os preços”, explica.

Em contrapartida, no caso do etanol, a safra não será das melhores no que diz respeito à remuneração. “O álcool está muito relacionado à conjuntura econômica. Está havendo uma crise e os Estados Unidos são o maior importador do Brasil”, afirmou.

A Açúcar Guarani mantém sua política de valorização e apoio aos produtores de cana-de-açúcar e cultiva relacionamento com cerca de 1.200 deles, que são os responsáveis por aproximadamente 70 % da cana-de-açúcar processada.

Capital
Por outro lado, no início de março, a Açúcar Guarani realizou um aumento de capital de R$ 239 milhões, através da subscrição de ações na Bolsa de Valores, alcançando o seu objetivo de reforçar o seu balanço patrimonial e sua posição de caixa.

“Esse resultado prova a confiança dos acionistas na Guarani e na sua estratégia. Com isso, a companhia sai fortalecida para enfrentar os desafios impostos pela atual conjuntura econômica mundial”, afirma o diretor-residente da Açúcar Guarani, Jacyr Costa Filho.

A Açúcar Guarani é uma das empresas líderes do mercado sucro-energético brasileiro e tem como atividade principal a transformação da cana-de-açúcar em açúcar, etanol e energia. É a segunda maior produtora de açúcar do Brasil, além de estar entre as empresas que mais cresceram em produção de etanol nas duas últimas safras, com um processamento de 14,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2008/09.

Além das plantas industriais, a companhia tem também um projeto greenfield no município de Pedranópolis, no Estado de São Paulo. A Tereos, principal acionista da Guarani é uma cooperativa agroindustrial com experiência na produção de açúcar e álcool a partir da beterraba, da cana-de-açúcar e de cereais, na França e no mundo.

A companhia é a quarta maior produtora de açúcar, de álcool e de produtos à base de amido do mundo. A Guarani acredita na importância de uma atuação positiva nas áreas social e ambiental. Para isso desenvolve projetos e ações nas comunidades circunvizinhas às suas unidades industriais, com foco em educação e meio ambiente.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas