22 de fevereiro | 2015

Casos de menores flagrados no tráfico cresceram 36% em 2014

Compartilhe:

As ocorrências de menores de idade apreendidos em flagrante por envolvimento com o tráfico de entorpecentes e apreendidos através de mandados judiciais cresceram 36% durante o ano de 2014 em relação ao que foi registrado no ano anterior. Além disso, as apreensões em flagrante duplicaram em 2014, quando comparadas ao ano anterior.

Foram 79 menores aprendidos no ano passado, sendo 58 em flagrante e 21 através de mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara da Infância e Juventude, contra o total de 58 em 2013, distribuídos em 29 em flagrante e a mesma quantidade através de mandados.

Vale ressaltar que esses números fazem parte da estatística oficial e foram divulgados recentemente no site da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Estado do Governo de São Paulo, na parte relacionada à produtividade policial.

No entanto, pelo menos uma análise realizada pela das ocorrências registradas e que foram divulgadas desde o início deste ano (2015), já demonstra que aproximadamente a metade do contingente de pessoas flagradas envolvidas com o tráfico é de menores de idade.

Além disso, esses registros mos­tram que a idade desses menores está reduzindo e que, por outro lado, a quantidade de drogas apreendidas com esses menores está aumentando. Se antes os menores pegos tinham entre 16 ou 17 anos com 10 porções de maconha, por exemplo, agora já há casos de crianças de 13 anos e até menos idade e com uma quantidade maior de drogas.

Um exemplo disso foi uma ocorrência registrada na tarde do dia 9 de janeiro quando um menino de apenas 13 anos de idade foi aprendido com 34 pinos de cocaína, 36 pedras de crack, 11 porções de maconha, além da quantia de R$ 112,00 em dinheiro.

Há também os casos de reincidência no crime. No início deste mês de fevereiro, foi apreendido um menor de 17 anos, que já havia cumprido um período em uma das unidades da Fundação CASA (Centro de Assistência Sócio-educativo do Adolescente).

Também em fevereiro, com um menor de 15 anos os policiais militares encontraram 25 porções de maconha, 26 pedras de crack, 39 pinos de cocaína. Há registros até de menores que foram flagrados com as drogas escondidas na cueca.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas