04 de junho | 2023

Carreta do Câncer começa a percorrer as Unidades de Saúde na segunda (05)

Compartilhe:

PREVENÇÃO AO CÂNCER!
A expectativa da Saúde é a de realizar 5 mil exames entre mamografia e Papanicolau. A primeira região a receber o serviço móvel será a área de abrangência da UBSF Valter Stuk, na Cohab IV, entre os dias 05 e 07 de junho, na qual a Carreta estará estacionada na Praça da Academia da Saúde.

Para prevenir e conscientizar a população sobre os riscos do câncer e incentivar o tratamento precoce, a partir do próximo dia 05 de junho a Estância Turística de Olímpia receberá mais uma edição da Campanha de Prevenção ao Câncer, realizada pelo Hospital do Amor de Barretos em parceria com a Prefeitura.

Para isso, a Carreta do Câncer percorrerá todas as Unidades de Saúde, incluindo os distritos, até o dia 20 de julho, conforme cronograma definido pela secretaria de Saúde. A primeira região a receber o serviço móvel será a área de abrangência da UBSF Valter Stuk, na Cohab IV, entre os dias 05 e 07 de junho, na qual a Carreta estará estacionada na Praça da Academia da Saúde.

Na sequência, na semana entre os dias 12 e 17 de junho, a Carreta se desloca para o ARE (Postão), Tropical II e para o distrito de Baguaçu e, assim, sucessivamente para as demais unidades.

EXPECTATIVA É A DE QUE SEJAM REALIZADOS 5 MIL EXAMES

Ao todo, a expectativa é realizar cerca de 5 mil exames, sendo quase 2 mil exames de Mamografia e 2.700 Papanicolau, além do atendimento para prevenção ao câncer bucal.

Os agendamentos estão abertos e ainda contam com algumas vagas disponíveis para a população que faz parte do público da campanha.

A mamografia é destinada a mulheres de 40 a 69 anos, sendo que dos 40 aos 49 o exame deve ser realizado anualmente; e dos 50 aos 69, a cada dois anos. Em relação ao Papanicolau, as mulheres de 25 a 64 anos devem procurar as UBS para o agendamento, enquanto as que estão fora da faixa etária não serão atendidas pela Carreta, uma vez que podem procurar as próprias Unidades de Saúde para realização do exame.

Já os requisitos para a realização do exame de avaliação bucal são homens e mulheres com idade acima de 35 anos que fumam e/ou bebem ou abandonaram o vício, há até 20 anos. E homens e mulheres com qualquer idade com lesões suspeitas, há mais de 15 dias.

Para marcar o exame, o morador deve procurar a UBS mais próxima de sua residência, munido dos seguintes documentos originais e cópias: RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS. Todos os exames são gratuitos e realizados com o apoio da equipe da Secretaria de Saúde.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas