24 de maio | 2015

Campanha local contra a gripe atingiu só 34% do público alvo

Compartilhe:

A Secretária de Saúde do Estado de São Paulo confirmou nesta semana que a Campanha Nacional Contra a Influenza foi prorrogada até o dia 3 de junho. Mas a vacinação que iniciou no dia 4 de maio atingiu apenas 34% do chamado público alvo. Até na quinta-feira, dia 21, foram vacinas 4.024 pessoas.

No entanto, esse total conforme informa a Secretaria Municipal de Saúde, representa apenas 34,04% do total de 11.823, que representa a população do qual a vacina é destinada no município.

Em um balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, nas primeiras semanas da campanha e no Dia de Mobilização das 4.024 pessoas vacinadas, 764 são crianças, ou seja, aproximadamente 26,58%, das 2.874 crianças que devem ser vacinadas no município. Os trabalhadores da área da saúde totalizam 259, de um total de 909, representando 28,49%.

As gestantes também compareceram em bom número neste início de campanha e o município já vacinou 141 futuras mamães, o que representa aproximadamente 28,72%, das 491 gestantes exis­tentes na cidade. Já em relação às puérperas, 56,79% receberam a dose da vacina contra a In­fluenza, ou seja, 41 mulheres de um total de 81.

A maior quantidade de doses aplicadas foi registrada em idosos, cerca de 37,68% dessa fatia da população foi vacinada nas primeiras semanas da campanha. Das 4.024 pessoas que compareceram as Unidades Básicas de Saúde (UBS), 2.814 eram idosos.

A meta é vacinar 80% dessa população e tem como objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em con­se­quên­cia das infecções pelo vírus da influen­za na população. A vacina contra a gripe ou In­fluenza previne contra os vírus AH1N1 (gripe suína), AH3N2 e INFLUENZA B.

Vale ressaltar que a vacinação contra a gripe também está destinada a pessoas que têm doenças como diabetes e pressão alta, entre ultras que necessitam de medicação contínua.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas