14 de setembro | 2014
Campanha em prol de Dudu deve reunir mais de 30 cantores em 8 horas de show
O grupo de pessoas que se reuniu em torno de arrecadar gêneros
alimentícios e fundos para ajudar a família do bebê João Eduardo, de um ano e sete meses, que teve 37% do corpo com queimaduras de segundo grau, vai promover um encontro de cantores, duplas e grupos de música regional no domingo, dia 21, no Terraço do Chopp, que já tem aproximadamente 30 participações confirmadas.
A promoção está sendo chamada de Dudumingão Solidário e já tem as presenças confirmadas de Victor & Matheus, Tony & Cleber, Maycon & Renato, Kadu Minari, Charles & Rafael, Jean Donini, Guilherme & Matheus, Douglas Costa, Guilherme & Gabriel, BandaNô, Rafael Peleleco, José & Diogo, Sérgio & Sandro, Caio Diego & Adriano, Kibacana, Wesley Mattos, Fernando Cesar, Marquinhos Guerra, Fausto & Martins, Ebert & Matheus, que deverá começar por volta das 16 horas e deverá terminar por volta de meia noite.
Os convites antecipados já estão sendo vendidos no Empório dos Congelados, na Driele Modas, GMC ar condicionado e Terraço do Chopp no valor de R$ 20,00.
A renda será revertida em prol de se criar as condições necessárias para a recuperação do bebê João Eduardo, como pagar um ano de aluguel de uma casa para a família e comprar os materiais específicos e tudo que for necessário para que Dudu volte a ter uma vida normal.
O menino está há mais de 30 dias internado no UTQ – Unidade de Terapia de Queimados do Hospital Padre Albino de Catanduva onde foi internado logo após os ferimentos e está se recuperando bem. O médico que acompanha o caso informou aos familiares esta semana que ele deverá receber alta hospitalar e deverá voltar para Olímpia onde continuará a sua recuperação, devendo voltar ao hospital periodicamente para curativos e acompanhamento.
Após uma melhor recuperação e cicatrização das queimaduras, os médicos, então deverão analisar se ele terá que fazer enxerto nas partes mais afetadas.
As informações são da comerciante Bruna Silva Arantes, que está, juntamente com um grupo de pessoas da cidade, fazendo uma campanha para ajudar a família de João Eduardo.
Bruna e Driele Cassilhas estiveram esta semana no hospital de Catanduva visitando o bebê e voltaram confiantes na recuperação da criança e mais animadas ainda a tentar agora obter dinheiro suficiente para pagar um ano de aluguel de uma casa para que a família possa se mudar e ter condições de levar adiante o tratamento da criança.
O caso que já havia ganho repercussão regional com a publicação no jornal de Rio Preto, Diário da Região, esta semana ganhou espaço no Balanço Geral da Record Rio Preto, programa comandado pelo olimpiense Sandro Pires. A TVTem também esteve em Olímpia filmando a casa do menino e também foi até Catanduva para mostrar o seu atual estado de Saúde.
Por outro lado, Bruna e Driele se mostraram decepcionadas com as posturas do prefeito Eugênio José Zuliani e da secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Cláudia Casseb Finato Zuliani, que não teriam cumprido o que tinha sido prometido em reunião anterior e, inclusive, com as manifestações do governo municipal que têm mais atrapalhado do que ajudado o trabalho das comerciantes.
Mas as empresárias, junto com seu grupo de colaboradoras que engajaram na campanha, decidiram que qualquer ajuda é necessária, mas que não esperam mais contar com a ajuda direta do executivo que, na verdade acabou criando mais empecilhos do que ajudando.
Como se recorda, a campanha começou com a arrecadação de leite e fraldas para o bebê e chegou às redes sociais e em pouco mais de uma semana teve quase dois mil compartilhamentos. A partir daí o movimento ganhou volume e hoje já está arrecadando dinheiro para pagar um ano de aluguel de uma casa para a família de Dudu.
RELEMBRANDO O CASO
A comerciante Bruna Arantes de 26 anos foi a responsável pela divulgação da foto com mais de mil compartilhamentos. Ela conta que viu no Facebook de uma moradora da cidade a situação e resolveu colaborar com a família, moradora de Olímpia. “Tenho uma filha de dois anos e quatro meses e é impossível não se sensibilizar com a história. O rostinho de João Eduardo é bem parecido com o da minha filha. Então, coloquei na minha página, marquei alguns amigos para ajudar e a campanha tomou uma proporção muito maior do que esperava”, afirma Bruna.
À medida em que a campanha foi ganhando proporção, Bruna entrou em contato direto com o pai da criança, Joou Marcos dos Santos, de 30 anos, que é quem acompanha João Eduardo no hospital desde o acidente. A mulher dele, Samara Cristina Cristópoles dos Santos, de 22 anos, é surda-muda, está grávida de oito meses e não pode acompanhar o filho. Eles também são pais de uma menina de quatro anos.
QUESTÃO DE SEGUNDOS
Santos diz que o acidente com o filho ocorreu rapidamente. “Minha esposa estava lavando louças. Eu estava brincando com o João Eduardo na sala e fui ao banheiro. Acredito que ele pegou a vassoura e foi até a cozinha e, brincando, atingiu o cabo da panela com água quente, que caiu em cima dele”.
“Quando voltei vi minha mulher desesperada, tentando lavar o bebê com água em temperatura ambiente. Levamos o João até a Unidade de Pronto Atendimento de Olímpia e quando chegamos lá vi que toda sua pele ficou colada na minha camiseta”, diz o pai. Santos relata que não sabia da campanha até Bruna procurá-lo. “Ela é um anjo nas nossas vidas, ainda mais agora que estou desempregado. Perdi o emprego devido à quantidade de dias em que não fui trabalhar e a empresa não aceitou meu atestado. Pago aluguel, tenho mais uma filha que está para nascer. A ajuda dela e dos amigos dela é muito bem-vinda. Graças a Deus ainda existem pessoas solidárias”, afirma.
O bebê está entrando na segunda etapa do tratamento, que, segundo Santos, é a mais demorada. “Agora ele vai começar a se alimentar normalmente e tomar antibióticos, para depois passar por raspagem em partes do corpo queimadas, como no pescoço e no bumbum, que foram mais atingidas”, diz Santos.
Segundo o Hospital Padre Albino, o bebê deu entrada na Unidade de Tratamento para Queimados no dia 3 de agosto, com 37% da área do corpo com queimaduras de 2º grau no tórax, membros superiores e inferiores. “ Ele se encontra consciente e orientado e está internado na enfermaria para cuidados médicos. O hospital está dando todo o suporte médico e assistencial para a criança”, informa o comunicado do hospital.
PROPORÇÕES REGIONAIS
A campanha que começou no dia 25 de agosto, hoje, além das doações, conta com várias pessoas ajudando diretamente. Bruna destaca em Olímpia a também comerciante Driele Cassilhas e a vendedora Monique Cobacho que entraram de cabeça na campanha e agora também conta com a participação decisiva do cantor Wesley Mattos e sua esposa Tania, da dupla Victor & Matheus, do produtor da BandaNô Danilo Wiziack e do também cantor Kadu Minari, que estão organizando o show.
Em Catanduva a comerciante olimpiense destaca o trabalho de sua amiga no facebook de nome Daniela que, além de estar angariando doações em um ponto que disponibilizou naquela cidade, também está ajudando o pai da criança na coleta de doações que estão chegando no próprio hospital que fica naquela cidade.
PONTO DE COLETA
Um dos pontos de coleta para quem quiser ajudar o João Eduardo é na Rua David de Oliveira, 1259.
Bruna agradece de coração, em nome da criança e sua família, todas as doações que foram feitas até aqui, e fica emocionada ao contar que até várias pessoas humildes foram até seu estabelecimento comercial entregar fraldas e alimentos.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!