12 de março | 2023

Campanha de prevenção à tuberculose é realizada durante o mês em Olímpia

Compartilhe:

Equipe do CTA estará em todas Unidades Básicas de Saúde para coletas de exames e orientação

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia está promovendo durante todo o mês de março uma campanha de prevenção à tuberculose, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). As atividades serão realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde, onde a equipe do CTA estará coletando exames e fornecendo orientações preventivas sobre a doença.

A intensificação da campanha acontecerá na Praça da Matriz no dia 18 de março, das 8h às 13h. Na UBS Dona Dalva, no Campo Belo, no dia 25, das 8h às 16h. Durante esses dias, os profissionais explicarão os sintomas da doença, como identificá-los e o que deve ser feito no tratamento.

A tuberculose é caracterizada por sintomas como febre baixa, suor noturno, tosse produtiva com duração de mais de três semanas, podendo ter expectoração sanguinolenta, falta de ar, cansaço, expectoração com sangue, dor torácica e perda de peso. O tratamento da doença é à base de antibióticos e é oferecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde, por meio dos municípios.

Durante o tratamento, o paciente é acompanhado pela equipe do CTA, composta por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, farmacêutico e educador sanitário, com realização periódica de visitas para supervisão e acompanhamento do tratamento.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas