29 de abril | 2008

Cadastramento de casas do CDHU provocam fila da Casa da Cultura ao Fórum

Compartilhe:

 Com a previsão de agendar até um pouco menos de famílias do que fora anunciado inicialmente começou na segunda-feira, dia 28 de abril, na Casa de Cultura Prefeito Álvaro Marreta Cassiano Ayusso, o atendimento às famílias interessadas numa das apenas 109 casas da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU), que serão construídas ao lado do Jardim Augusto Zangirolami.

Logo no início da manhã a fila já era grande, saindo da Casa de Cultura, pela rua São João, dobrando a esquina em direção ao fórum e, seguindo ainda até na esquina das ruas Dr. Antônio Olímpio e Duque de Caxias, onde funciona a 3.ª vara da comarca.

Provavelmente devido ao grande números de famílias que passariam pelo local, na entrada da Casa de Cultura foi estendida uma faixa fazendo menção à administração do município, até numa tentativa vã de mostrar que a idéia teria partido dos interessados nas casas.

 A faixa, fotografada pela reportagem na segunda-feira, por volta das 12 horas, mas que já não se encontrava no local na manhã da terça-feira, dia 29, tinha os seguintes dizeres: “Obrigado Dr. Carneiro e Dr. Pituca por tornar o sonho da nossa casa própria”.

Quando a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Adriana Rossi Saloio, chegou ao local, por volta das oito horas, a fila já havia diminuído, terminando em frente ao fórum, na esquina da Praça Monteiro Lobato.

A secretária informou que cinco técnicos da CDHU estavam prestando atendimento às famílias interessadas. “Fiquei sabendo que teve gente que dormiu aqui, trouxe cobertor ou alguma coisa para se aquecer”, comentou.
As 109 casas ficam longe de atender o déficit habitacional da cidade.

“Temos bastante procura, até agora, em quatro horas quase mil agendamentos. É uma grande quantidade e não ira suprir, mas vai ajudar”, reconhece.

Entretanto, a secretária está prometendo apenas o sorteio das casas já neste ano, que pode acontecer possivelmente dentro de dois meses. Porém, a construção das casas, propriamente dita somente a partir de 2009.

Segundo uma das técnicas da CDHU, é normal a grande procura por casas em todas as localidades. Ela espera cerca de 4,5 mil agendamentos, considerando sempre que uma parcela de aproximadamente 19% da população não tenha casa própria.

Os agendamentos foram feitos para o período de cinco a nove de maio, no período de nove a 17 horas, para atender cerca de 100 famílias por hora. Até por volta das 12 horas da segunda-feira, dia 28, cerca de mil famílias já haviam sido agendadas. 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas