23 de junho | 2019

Boi de Mamão do Pantanal está confirmado no 55.º Fefol

Compartilhe:

Depois de ter ficado de fora de vários festivais e retornado no ano passado, a Associação Folclórica “Boi de Mamão do Pantanal”, da cidade de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, também confirmou sua presença no 55.º Festival Nacional do Folclore (Fefol), que neste ano será realizado no período de 3 a 11 de agosto, no Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna”.

O grupo é considerado um dos mais antigos da capital catarinense, Florianópolis, e já se apresentou em edições anteriores do Fefol, inclusive no ano passado.

A associação retorna à Capital Nacional do Folclore para contar a tradicional história da morte e ressurreição do boi, um clássico da cultura de Santa Catarina, que conta personagens como a cabra, a bernúncia, o bode e a maricota.

INÉDITO DE GOIÁS
Também foi confirmado nesta semana, a presença do grupo Vilão de Santa Efigênia, da cidade de Catalão, Estado de Goiás, que, pela primeira vez se apresentará no festival. O grupo foi fundado em 1954, por Joaquim Coelho, também sob influência das festas realizadas em cidades mineiras.

A principal característica do Vilão são as manguaras, enfeitadas com fitas coloridas em suas pontas e que chegam a até 2 metros de comprimento.

Além das manguaras, os vilões, dispostos em duas fileiras, também evoluem com facões de madeira, que simbolizam a luta dos escravos. O apito do capitão dá o ritmo das batidas ensaiadas de uma vara na outra e é ele quem puxa o couro de vozes que canta em homenagem a Nossa Senhora. O caixeiro e o sanfoneiro puxam o ritmo.

“Estamos ensaiando quase que diariamente para levarmos para o palco do Festival nossa cultura e nossos costumes. Será uma honra estrearmos no maior encontro da cultura brasileira”, comemora o diretor do grupo, Clésio Arcanjo. De acordo com ele, o grupo sábado, dia 10, fará dois dias de apresentações. No total, são 46 integrantes.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas