05 de fevereiro | 2012

Bertoco cobra mais policiamento em Baguaçu e Ribeiro dos Santos

Compartilhe:
 
Embora fazendo questão de preservar a imagem do comandante da 2.ª Cia. da Polícia Militar de Olímpia, capitão Cláudio Vinícus Zopelari, o vereador Dirceu Bertoco (foto), que consta fazer parte da base de sustentação do prefeito Eugênio José Zuliani na Câmara Municipal de Olímpia, cobrou, nesta semana, mais policiamento efetivo nos distritos de Baguaçu e Ribeiro dos Santos.


A cobrança ocorreu durante uma entrevista que concedeu à Rádio Difusora AM, que segundo se comenta nos meios políticos tem ampla ligação com o grupo político do prefeito, quando instado a opinar a respeito das atuais condições da segurança pública na cidade, na segunda-feira desta semana, dia 30.


“A minha opinião é muito clara. Eu acho que hoje, talvez, a segurança poderia ser melhor. Mas eu não posso também condenar o capitão se o seu compromisso é uma responsabilidade do governo e o governo se omite. Então, seria fácil vir aqui para fazer política e criticar o capitão porque não está mandando policiamento para Baguaçu, para Ribeiro dos Santos”, disse.


E acrescentou: “Nós criamos a polícia comunitária nos distritos, mas o capitão não tem como chegar ao policial e falar você vai morar lá. O policial vai trabalhar, mas ele não é obrigado morar”.

Nesse caso, segundo o vereador Olímpia foi o primeiro município a entregar o projeto visando o convênio na Secretaria da Segurança Pública.

“Então, a gente vê uma única solução que seria voltar a apoiar o projeto da polícia função delegada, onde trará mais recursos para o município, mas como o governo se omite, não dá segurança para a população, cabe ao município pagar. Isso é um custo a mais para o município”.


Em determinado trecho da entrevista Bertoco voltou a explicar que não pode criticar o comando do policiamento local. “Para que vou criticar o capitão Vinicius se os nossos efetivos hoje são menos do que tinha no passado”. Até por isso exime de culpa tanto o comando da polícia militar quanto o prefeito por uma eventual falha no sistema de segurança pública.


Sobre a função delegada alega que a burocracia está atrasando a implantação, mas que seria a solução para os problemas. “O prefeito vai pagar as horas dos policiais que irão para o Baguaçu e para Ribeiro dos Santos, que estarão na COHAB IV, na Santa Fé, nos bairros mais afastados da cidade”.


Para o vereador a falta de segurança é uma questão a ser combatida há vários anos. “Esse é um problema crônico”. Por isso chega a pedir que o comando envie seus policiais mesmo a paisana para atuarem nos distritos.


Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas