13 de maio | 2009

Aurora com Waldemar terá semáforo nos próximos dias

Compartilhe:


 A esquina das avenidas Aurora Forti Neves e Waldemar Lopes Ferraz, ponto mais crítico do trânsito da cidade — pelo menos nos últimos anos com a maior quantidade de acidentes — deverá ter um sistema de semáforos funcionando já nos próximos dias. A informação foi passada no início da tarde da quarta-feira, dia 13, pelo secretário de Obras e Serviços, Gilberto Tonelli Cunha.

De acordo com o engenheiro o local está sendo dotado de dois conjuntos de semáforos totalizando seis fases, o que vai permitir controlar totalmente o trânsito das duas avenidas. Quando ele confirmava a informação, os equipamentos já estavam praticamente instalados e faltavam apenas completar a parte da obra civil e a ligação da energia elétrica pela CPFL.

De acordo com ele, a parte da obra relativa à engenharia civil será concluída até no final de semana e o sistema deverá ser ligado no mais tardar, dentro de no máximo 10 dias. “Tudo subterrâneo para não poluir visualmente”, explicou.

Cunha explicou também que se trata de um sistema bastante econômico. O conjunto todo, segundo ele, consome a energia equivalente a duas lâmpadas do sistema de iluminação pública. Ou seja, as seis fases consumirão cerca de 800 watts de energia elétrica. “É um consumo de energia baixíssimo e o sistema mais moderno que existe”, acrescentou.

O sistema vai disciplinar o trânsito em todos os sentidos, inclusive, em todas as conversões, seja à direita, seja à esquerda, que o cruzamento oferece aos motoristas. “Por isso que são três fases que nós chamamos e dois estágios”, afirmou.

Por outro lado, Cunha não vê motivos para preocupação com a implantação dos semáforos, principalmente no que tange a surpreender os motoristas que passarem pelo local. “O semáforo já serve como um disciplinador de trânsito. Então, a pessoa, evidentemente, já o avista de longe. A esquina é uma área bastante aberta, de visual amplo e não tem muita poluição visual. Inclusive, a opção de fazer tudo subterrâneo (cabos e interligações de pontos) é justamente para não causar uma poluição visual e não complicar”, acrescentou.

Bernardino X Aurora
Cunha informou também que já está em fase de implantação o sistema de semáforos na esquina da rua Bernardino de Campos com a Aurora Forti Neves, outro cruzamento difícil de ser ultrapassado, principalmente nos horários de pico (início da manhã, horário de almoço e final de tarde e início de noite).

O sistema que está sendo implantado nessa esquina da mesma forma que no cruzamento com a Waldemar, também vai controlar o fluxo de veículos nos dois sentidos, seja da avenida, seja da rua Bernardino de Campos. O local será dotado de semáforos também em quatro fases, com a diferença de ser com apenas dois estágios. Isso é possível por se tratar de uma esquina de avenida (com duas faixas de rolamento) com uma via secundária (com apenas uma faixa de rolamento).

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas