07 de fevereiro | 2021

Aulas na rede pública local voltam neste mês sem presença obrigatória dos alunos

Compartilhe:

SISTEMA HÍBRIDO!
Retorno presencial está previsto para 22 de fevereiro
dependendo a fase do Plano São Paulo. “O retorno
presencial no município não será obrigatório,
podendo os pais decidir se autorizam as
crianças a frequentar as escolas e, em caso de
optar pelo ensino remoto, será oferecido
todo o respaldo necessário aos alunos”.

Segundo o decreto nº 8.006/21, publicado nesta semana as aulas na rede pública local estão autorizadas a partir da próxima segunda-feira, dia 08 de fevereiro, de forma remota para as escolas estaduais e municipais de Olímpia.

Na rede estadual, o aprendizado ocorrerá de acordo com as orientações do Estado. Nas particulares, já está autorizado direto o retorno presencial.

A educação foi uma das áreas mais impactadas pela pandemia da Covid-19, pois está com aulas presenciais suspensas desde março de 2020 em Olímpia. Neste ano, o retorno estava marcado para ocorrer em 1º de fevereiro, de acordo com o calendário do ano letivo, mas, devido à alta no número de casos registrada em janeiro, foi necessário adiar a volta.

Para a rede municipal de ensino, que conta com cerca de 5.500 alunos, o conteúdo será aplicado conforme ocorreu no ano passado, com a retirada e entrega agendada das atividades nas escolas, com orientação remota dos professores. Cada escola definirá seu cronograma e orientará os pais e responsáveis.

Já o retorno presencial está previsto para ocorrer a partir do dia 22 de fevereiro, para todas as modalidades de ensino (creche, pré-escola e Ensino Fundamental I), dependendo do faseamento em que a regional se encontrar no período.

A ocupação máxima das salas de aulas, de acordo com as normas atuais, é de 35% com rodízio de alunos, mas será adequada para respeitar as regras do Plano São Paulo.

Vale ressaltar que o retorno presencial não será obrigatório, podendo os pais decidirem se autorizam as crianças a frequentar as escolas e, em caso de optar pelo ensino remoto, será oferecido todo o respaldo necessário aos alunos.

Nesta semana, além do replanejamento com os professores, as unidades escolares estão recebendo os pais para dialogar sobre o retorno remoto e presencial e passar todas as orientações a respeito da preparação do ambiente escolar.

O município tem se preparado para o retorno com a aquisição de máscaras para os alunos, face shield (protetores faciais) para os professores e funcionários, bem como a disponibilização de totem com álcool em gel, álcool 70º para limpeza, aferidor de tem­peratura, tapete higieni­zante e outros equipamentos necessários.

Além disso, a Educação está finalizando os trâmites dos uniformes e materiais escolares, que devem ser distribuídos em breve.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas