01 de fevereiro | 2015

Aulas iniciam na segunda-feira sem a conclusão da licitação da merenda

Compartilhe:

As aulas na rede municipal de Educação iniciam na próxima segunda-feira, dia 2, mas sem que a Prefeitura Municipal tenha completado o processo de licitação para o fornecimento da merenda escolar, no formato de concorrência pública. A abertura das propostas foi na manhã desta sexta-feira, dia 30, com a participação de apenas duas empresas.

No entanto, logo após a abertura da documentação das empresas o processo da concorrência foi suspenso por cinco dias para que a equipe técnica avalie a documentação de cada uma porque a Comissão Permanente de Licitação não está capacitada para analisar a questão.

Depois de analisar, a equipe técnica fará o parecer habitando ou não as duas empresas. Em seguida é feita uma publicação com outros cinco dias de prazo para somente depois fazer a abertura dos envelopes com as propostas.

Apenas duas empresas estão participando oficialmente do processo de concorrência pública: Park Food Comércio de Alimentos Ltda., de São Bernardo do Campo; e DFA Della Fattoria Alimentare Refeições Ltda., esta de São Paulo.

Estranhamente, a empresa Starbene Refeições Industriais, com sede em São Paulo, fornecedora da merenda escolar desde 2011, não está participando da disputa aberta neste ano pela Prefeitura Municipal de Olímpia.

Entretanto, antes mesmo do início do processo de licitação, a secretária municipal de Educação, Eliana Antônia Duarte Bertoncello Monteiro, já demonstrava preocupação com uma eventual mudança da empresa fornecedora da merenda.

“Quando terminar a licitação é que nós vamos ver o que aconteceu e se nós precisaremos passar por um período de transição”, disse a secretária, dando a entender que a Starbene possa permanecer por mais um período.

Se o município de Olímpia gastou com a merenda escolar em 2014 aproximadamente R$ 7,6 milhões, para 2015 o valor dado à concorrência pública é de R$ 8.245.732,51.

Somente na rede municipal a merenda escolar deverá ser servida a 3.073 alunos do ensino fundamental; 1.085 das pré-escolas; e 993 alunos das creches, ou seja, o total de 5.224 alunos.

No dia 02 de fevereiro, 5.224 alunos da Rede Municipal de Ensino de Olímpia retornam às aulas para o cumprimento de mais um ano letivo. Eles serão recepcionados por 494 professores, entre efetivos e temporários.

São 3.073 alunos do Ensino Fundamental, na Educação Infantil, 1.085 atendidos pelos Jardins I e II, 993 e atendidos pelas creches, números que já contabilizam as escolas filantrópicas conveniadas com 46 crianças nos Jardins e 175 nas creches, além de 73 adultos e jovens do supletivo.

A Secretária de Educação, Eliana Bertoncello Monteiro, orgulha-se dos avanços realizados na área no município dando continuidade em projetos de sucesso. “Em 2009 tínhamos 6 alunos de inclusão, hoje na rede atendemos 91. Este é um projeto que tem funcionado bem. Oferecemos a aula no período regular e no contra turno o AEE – Atendimento Educacional Especializado, onde o professor trabalha com a especificidade de cada aluno individualmente, e dependendo do caso contratamos um professor auxiliar para acompanhar o desempenho do aluno na sala”.

Algumas escolas receberam novos alunos devido a entrega das casas do Residencial e do Recanto Harmonia, além do Morada Verde, por isso na EMEB Thiago Sant’anna foram construídas duas novas salas, já na EMEB Luiza Seno a estrutura comportou os alunos recebidos com tran­quilidade não deixando demanda para o atendimento do Ensino Fundamental. “Temos um déficit ainda de vagas nas creches, esperávamos a fina­lização da unidade no Morada Verde, obra que está em andamento. E aguardamos o processo de liberação da licitação em Brasília da unidade do Maranata”, contou.

Serão mantidos dois projetos esportivos através da Secretaria de Educação, sendo o tênis de mesa e a ginástica rítmica, já que haverá concurso na Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer para outras modalidades de iniciação esportiva. “Estas modalidades continuam num trabalho conjunto entre Educação e Esportes”, endossou a professora Eliana.

O município também distribuirá camisetas de uniformes e o material escolar para o trabalho diário nas unidades.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas