25 de setembro | 2013

Aprecesp realiza curso de turismo e gestão de políticas públicas

Compartilhe:

Da redação e assessoria

A Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo) realizou um curso de turismo e gestão de políticas púbicas no dia 20 de setembro. Trata-se do curso “Turismo e Gestão de Políticas Públicas”, que foi realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), que teve participação do diretor de Turismo de Olímpia, Paulo Duarte Ferreira.

O evento, organizado pela Aprecesp discutiu diversos temas importantes sobre o turismo do Brasil com profissionais da USP e do DADE – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias.

Na pauta, Beatriz Lage, da USP – Universidade de São Paulo, falou sobre dados estatísticos do turismo em São Paulo e o trabalho do Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo. “Este Observatório foi criado para saber mais sobre o turista de São Paulo. O que fazem, o que compram, onde se hospedam, entre outros. O objetivo é de analisar o comportamento do turista, destacando seus indicadores e resultados, contribuindo para as estratégias de planejamento. Assim sendo, aponta as tendências e divulga as informações ao mercado turístico. As tendências são: mapa interativo, informações em inglês e espanhol, datas e eventos, previsão do tempo, etc. Focar no digital”, disse Beatriz.

Elizabete Correia, do DADE, cobrou das Prefeituras e gestores um posicionamento mais atuante e profissional. “Os projetos não chegam a conformidade e sempre de última hora. Os mesmos devem ser bem encaminhados, ter atitude correta nos convênios e os projetos devem ser bem feitos. O DADE paga elaboração de projetos e isso esta à disposição para auxiliar na construção de projetos. Sugiro que haja um Banco de Projetos, que as secretarias e diretorias tenham estruturas para desenvolverem suas funções”, disse Elizabete.

A professora Mariana Aldrigui, da USP, fez uma análise de forma racional, como professora, da permanência ou não e da existência das Estâncias, que pela sua ótica não deveria existir, o que provocou várias controvérsias. "Caso prevaleça a manutenção das Estâncias, que sejam conduzidas de forma profissional”.

O professor Marcelo Vilela de Almeida, também da USP, expôs seu trabalho acadêmico, mostrou matrizes comparativas entre cidades, onde estão as matrizes, que em sua conclusão dariam um norte para as ações que deveriam implementar o desenvolvimento turístico e planejamento para construir projetos.

Para Paulo Duarte o evento foi muito importante. “O curso foi bastante proveitoso e produtivo. Estar presente neste grupo seleto se faz necessário para adquirir conhecimentos, observar e não correr o risco de provocar erros que as veteranas estâncias cometem”, concluiu.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas