01 de julho | 2012

Aluno da Wilquem Neves com deficiência visual participa de seletiva de para-atletas

Compartilhe:

O portador de deficiência visual total que estuda na Escola Estadual Dr. Wilquem Manoel Neves, Luan Perpétuo Bertasi (foto), de 16 anos de idade, participou nesta sexta-feira, dia 29, em Ribeirão Preto, da seletiva regional visando a convocação para a seleção paulista de para-atletas que disputará o campeonato brasileiro da categoria.

Luan perdeu a visão quando tinha apenas um ano e dois meses de idade, quando sofreu uma retinoplastoma, um tumor maligno que ocorre geralmente em crianças com menos de cinco anos.

Treinado pelo professor de Educação Física José Paulo Feliciano Olmedo (na foto, à direita), Luan disputou a prova seletiva em Ribeirão Preto, onde se reuniram para-atletas de toda a região norte do Estado de São Paulo.

Embora ainda não tenha saído o resultado oficial para a convocação – deve demorar alguns dias segundo explica seu treinador Paulo Olmedo – já se sabe que ele se deu bem na prova dos 100 metros rasos com um índice considerado muito bom.

Olmedo explicou que os resultados de todos os competidores serão apurados e os melhores farão parte de seleção paulista.

No entanto, na prova de salto à distância, Luan não conseguiu o mesmo sucesso e acabou desclassificado. Olmedo explicou que ele queimou o salto (pisou na faixa limite). No entanto, considera uma situação normal até em razão de ser a primeira vez que participa de uma disputa nessa modalidade. Mas a expectativa de Luan é conquistar uma medalha na competição nacional que ainda não tem uma data definida.

De acordo com Olmedo, na competição desta sexta-feira, quando Luan competiu com aproximadamente 400 para-atletas, não representou apenas a Escola Estadual Dr. Wilquem Manoel Neves, mas também a própria cidade e a Diretoria Regional de Ensino de Barretos na modalidade de atletismo, com a prova de 100 metros rasos, e salto em distância.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas