09 de setembro | 2012

Aluno da Escola Dr. Wilquem Neves é campeão estadual de salto em distância e 400 metros rasos

Compartilhe:

O portador de deficiência visual total que estuda na Escola Estadual Dr. Wilquem Manoel Neves, na zona leste de Olímpia, Luan Perpétuo Bertasi, de 16 anos de idade, se sagrou campeão estadual das modalidades paraolímpicas salto em distância e 400 metros rasos. Além da própria escola, ele representou também a cidade nos Jogos Paraesportivos Escolares do Estado de São Paulo, disputados recentemente no complexo esportivo do Parque do Ibirapuera na capital paulista.

De acordo com a informação passada na tarde da quinta-feira desta semana, dia 6, pelo seu treinador, o professor de Educação Física José Paulo Feliciano Olmedo, agora Luan já está convocado para integrar a seleção paulista para defender o Estado de São Paulo na competição nacional.

Na competição estadual Luan disputou três modalidades e foi campeão em duas, mas foi o segundo colocado da modalidade 100 metros rasos. No salto em distância ele foi o primeiro colocado saltando 4,19 metros. Também foi o campeão dos 400 metros rasos com o tempo de 1minuto e 15 segundos.

Já nos 100 metros rasos, Luan foi o segundo colocado com o tempo de 14 segundos e 88 décimos, ficando a um milésimo do primeiro colocado. "Foi o mesmo tempo do primeiro lugar", considera o treinador.

De acordo com Olmedo, o comunicado convocando Luan para a seleção paulista chegou no início da tarde da quarta-feira desta semana, dia 5. Agora, além da escola onde estuda, o município e a Diretoria Regional de Educação (DRE), ele representará também a Secretaria Estadual de Educação, na competição nacional, que será entre os dias 20 e 23 de outubro próximos, provavelmente também no complexo esportivo do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

"É a etapa final na qual ele poderá ser integrado à seleção brasileira, se conseguir o índice técnico exigido. E já estamos trabalhando para que ele consiga atingir", avisou o treinador.

Treinador trabalha para a evolução técnica de Luan

Com a convocação para integrar a seleção paulista para defender o Estado de São Paulo na competição nacional, o treinador do portador de deficiência visual total Luan Perpétuo Bertasi (foto à esquerda), o professor de Educação Física José Paulo Feliciano Olmedo (foto à direita) inicia um trabalho visando a evolução técnica do atleta paraolímpico.

A meta agora, segundo observa Olmedo, é melhorar os índices de Luan. De acordo com ele, o atleta está partindo para "um alto nível de treinamento" (sic). "Luan já é um atleta. Tem que investir nele porque ele já provou que tem capacidade", acrescenta o treinador.

Paulo Olmedo ressalta a evolução de Luan. Na seletiva regional ele fez os 100 metros rasos em 16 segundo e na final estadual chegou à casa dos 14 segundos. "Se diminuirmos dois segundos agora, baixando o tempo para a casa dos 12 segundos, certamente ele conseguirá ser o campeão brasileiro dos 100 metros rasos. Diante disso, ele será convocado para a seleção brasileira para representar o Brasil talvez até nas próximas competições mundiais", alerta.

No salto a distância a expectativa é de saltar aproximadamente 20 centímetros a mais pelo menos, o que poderá lhe garantir classificação entre o primeiro e terceiro lugares. "Mas o ideal seria atingir a marca dos cinco metros o que lhe garantiria o primeiro lugar", afirma Olmedo.

Mas há expectativa também de melhorar o tempo dos 400 metros rasos para até a casa de 1m09 segundo que seria o ideal para ser convocado para a seleção brasileira", estima o treinador.

Luan necessita de patrocínio para crescer

A caminho da terceira etapa começa também a necessidade de uma alimentação mais adequada, principalmente. Por isso, o portador de deficiência visual total que estuda na Escola Estadual Dr. Wilquem Manoel Neves, na zona leste de Olímpia, Luan Perpétuo Bertasi, de 16 anos de idade, agora passa a necessitar de patrocinadores para crescer ainda mais como atleta.

O alerta é do treinador do atleta que se sagrou campeão estadual das modalidades paraolímpicas salto em distância e 400 metros rasos, o professor de Educação Física José Paulo Feliciano Olmedo.

Na quinta-feira, 06, Olmedo demonstrou que agora a preocupação é com organização da vida de atleta de Luan, como por exemplo, melhorar as condições de uniformes e agasalhos para viajar.

Embora não revelasse nomes, Olmedo conta que já conseguiu alguma coisa com patrocinadores, mas que ainda necessita mais, principalmente na parte da suplementação alimentar do atleta.

"Estamos precisando de ajuda. Queremos incentivar as pessoas que estão vendo esse trabalho a nos ajudarem também. Precisamos da ajuda de pessoas que têm seus corações voltados para isso", finaliza o treinador.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas